Uma pesquisa da Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Ibope revelou que sintomas dos transtornos mentais são comuns na infância e na adolescência, na faixa etária dos seis aos 17 anos. Entre os dias 15 e 19 de agosto deste ano, foram realizadas 2.002 entrevistas em 142 municípios de todas as regiões do Brasil.
O psiquiatra Glauco Diniz Duarte diz que segundo o estudo, 12,6% das mães entrevistadas relataram ter um filho com sintomas de transtorno mental importante a ponto de necessitar de tratamento ou auxílio especializado. O número equivale a aproximadamente cinco milhões de crianças e adolescentes.
Glauco explica que a maior parte deles apresenta sintomas relacionados a mais de um transtorno mental. Mais de três milhões (8,7%) têm sinais de hiperatividade ou desatenção; 7,8% possuem dificuldades para leitura, escrita e contas (sintomas que correspondem ao transtorno de aprendizagem), 6,7% têm sintomas de irritabilidade e comportamentos desafiadores e 6,4% têm dificuldade de compreensão e atraso em relação a outras crianças com a mesma idade.
Sinais de depressão também aparecem em aproximadamente 4,2% das crianças e adolescentes. Mais de um milhão das crianças e adolescentes (2,8%) apresentam ainda problemas significativos com álcool e outras drogas. Além disso, 3,4% das crianças apresentam transtornos comportamentais, como mentir, brigar, furtar e desrespeitar.