Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

Glauco Diniz Duarte Bh – Motores turbo são mais econômicos

Glauco Diniz Duarte Bh - Motores turbo são mais econômicos
Glauco Diniz Duarte Bh – Motores turbo são mais econômicos

Glauco Diniz Duarte Bh – Motores turbo são mais econômicos

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, para os motoristas que não conhecem a tecnologia mais atual de motores, turbo com injeção direta, geometria variável e outras soluções, ainda existe muita dúvida e preconceito a respeito desses propulsores.

Para aqueles que já conhecem suas vantagens, uma das mais questionadas consiste na economia de combustível, podendo chegar a até 30% em relação ao equivalente aspirado, conforme prometem os fabricantes. Testes de homologação corroboram os resultados.

Contudo, muitos proprietários afirmam não obter economia alguma ou até aumento no consumo. Esta conclusão também se mostra verdadeira, devido à calibração destes motores e à forma de condução diferenciada para os sobrealimentados.

Entenda porquê ambos têm razão e quais os macetes de condução dos carros turbo.

Nos modelos aspirados, a admissão (entrada) de ar e combustível no motor ocorre sempre à pressão atmosférica. Ou seja, a mistura é aspirada naturalmente para dentro da câmara, onde ocorre a combustão. Isto resulta em dirigibilidade uniforme e a forma econômica, normal e esportiva de guiar não trarão maiores variações no consumo de combustível.

Nos motores sobrealimentados de gerações anteriores, os quais não eram equipados com injeção direta, comandos variáveis, turbinas de geometria variável e/ou transmissões de seis marchas ou mais, vale a mesma regra. Nestes casos, existem apenas dois regimes: com e sem o turbo aspirado. O componente entra em funcionamento entre 1500 e 3500 rpm, a depender do modelo.

Devido às limitações tecnológicas, os propulsores entregavam desempenho similar ao aspirado em rotações mais baixas, antes do acionamento da turbina. Após sua entrada em funcionamento, era possível extrair todo o seu potencial. Porém, o funcionamento do turbocompressor era binário, no estilo toda a pressão ou desligado.

Os inconvenientes consistiam em alto consumo, performance apagada em baixas rotações e o famoso turbo lag. Apesar do crescimento da aplicação da tecnologia nos anos 1990 e 2000, a aceitação do público foi limitada. Os modelos mais famosos desta geração foram os Volvo S40, V40, S60, V70 e S80 os Volkswagen Passat, Golf GTI e Gol 1.0 Turbo e a linha Audi.

Saiba mais em https://www.retificatonucci.com.br

Para estes modelos, a forma de dirigir correta também não trazia grandes diferenças em relação ao aspirado, forçando o motorista que buscava economia a andar sempre abaixo da rotação de entrada da turbina. Andar de “motor cheio” significava consumo e desempenho altos, ainda apegados ao antigo paradigma sobre motores sobrealimentados com foco apenas em desempenho.

Nos últimos cinco anos, houve notável avanço tecnológico na tecnologia dos motores turbo. O fato de empresas como Volkswagen e Ford não venderem mais aspirados em alguns mercados europeus corrobora seu sucesso, sob a promessa de baixo consumo e emissões de poluentes sem abrir mão da boa performance.

O turbocompressor de geometria variável se mostra o principal responsável, devido à regulagem da pressão de admissão. Grosso modo, uma turbina convencional comparada com outra de geometria variável funciona como comparar um interruptor de lâmpada liga/desliga com outro com dimmer (regula a luminosidade em qualquer estágio entre o mínimo e o máximo).

Ou seja, um caracol convencional com pressão máxima de 1 bar trabalha com pressão total ou zero, ao passo que outro com geometria variável pode trabalhar a maior parte do tempo com apenas 20% ou 30% do máximo (0,3 bar) e usar toda a sua capacidade apenas com demanda de performance. Algo que ocorre em uma pequena parte do tempo.

Soma-se ao turbo outras tecnologias como a injeção direta, comandos de admissão e escape variáveis, desacionamento de cilindros, sistema start-stop, e chegamos a uma tecnologia altamente desenvolvida.

Como o acionamento da turbina se faz gradualmente, com a aplicação paulatina da pressão, eliminam-se os trancos e o turbo lag na maior parte das situações. Dirigindo da forma correta, obtém-se notável economia de combustível, na casa dos 30% prometidos pelo fabricante.

Muitos donos de modelos turbo alegam gastar mais do que em carros aspirados, simplesmente por causa da grande variação nos regimes de funcionamento causados pela forma de guiar do motorista. Os “pés de pena” conseguem médias até melhores que as homologadas, mas os “pés de chumbo” podem gastar tanto combustível quanto modelos de seis cilindros, obtendo alta performance.

Devido à enorme adaptabilidade dos motores turbo modernos, condicionar as saídas com pouco pedal (apertar só a “pontinha” e esperar o carro embalar) e a aproveitar a energia cinética do veículo em movimento (soltar o acelerador ao atingir a velocidade e deixar o veículo “rolar” ou usar o piloto automático) entrega ótimos resultados.

Muitos motoristas acostumados com modelos 1.0 populares antigos necessitam de reeducação, para perder o hábito de pisar fundo dantes necessário para embalar o “milzinho”. Motores turbo modernos entregam muito torque em baixas rotações, como 1200 rpm, ganhando velocidade com desenvoltura e necessitando de pouca aceleração para mantê-la. Este é o principal macete do motor turbo, conforme descrito nas outras matérias.

Carros sobrealimentados de anos recentes, com transmissões de muitas marchas e tecnologias como dupla embreagem, de fato se mostram muito econômicos em relação aos seus congêneres aspirados. Modelos como o VW Jetta 2.0 TSI entregam desempenho de modelos V6 ou V8 aspirados, com consumo urbano compatível com modelos 1.6 ou 1.8 convencionais e rodoviário superior a muitos modelos 1.0 populares, graças às múltiplas velocidades da caixa de marchas, a qual permite rodar a meros 1.900 rpm a 120 km/h.

Desde que guiados sem abusar do acelerador, algo infame para os apaixonados por dirigir, posto que tais modelos se mostram muito prazerosos ao volante.

Desconto na conta de luz da Cemig!

Glauco Diniz Duarte Bh - Motores turbo são mais econômicos
Glauco Diniz Duarte Bh – Motores turbo são mais econômicos
Ânima Engenharia - Sustentabilidade, conforto e eficiência
Ânima Engenharia – Sustentabilidade, conforto e eficiência
Turbo Brasil – Uma Solução pra você
Turbo Brasil – Uma Solução pra você
Retífica Tonucci – Qualidade e seriedade em Retífica de Motores
Retífica Tonucci – Qualidade e seriedade em Retífica de Motores
Máscara do Galo - Máscara Atlético Mineiro Oficial
Máscara do Galo – Máscara Atlético Mineiro Oficial
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Cemig BH - Desconto na conta de luz
Cemig BH – Desconto na conta de luz
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC Incorporações e Construções
TBIC Incorporações e Construções
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Dentista Dr. Alysson Resende
Dentista Dr. Alysson Resende
Academia Exito
Academia Exito
Go Fit Sports Fitness no seu Condomínio
Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Espaço Fitness - A academia da família
Espaço Fitness – A academia da família
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
Search Engine Optimization - Seo Muniz
Search Engine Optimization – Seo Muniz
Academia em Belo Horizonte
Academia em Belo Horizonte
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
Advogados GGS ADV – Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados em BH
Advogados GGS ADV – Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados em BH
Advogados GGS ADV em BH
Advogados GGS ADV em BH
Jornal on-line BH Mercado Comum
Jornal on-line BH Mercado Comum
Aluguel de temporada weekends
Aluguel de temporada weekends
Aluguel de temporada weekends
Aluguel de temporada
SEO MUNIZ
CDL BH - Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH
Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
Serasa
SPC
Spc Brasil
Cadastro positivo
Unimed
SEO MUNIZ
Comércio em Ação - Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
Comércio em Ação – Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
Comércio em Ação - Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH
Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
Serasa
SPC
Spc Brasil
Cadastro positivo
Unimed
SEO MUNIZ
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Síndico
Serviços para o seu condomínio
Condomínio
SEO MUNIZ
Super Blend suplementos
Super Blend suplementos
Super Blend suplementos
Suplementos BH
suplementos Brasil
Trabalhamos com marcas renomadas e consolidadas de suplementos
Now Foods
Life Extension
Regenera
Pura Vida
Superalimentos e reforce a sua saúde diariamente
SEO MUNIZ
CO2R - O Token de Crédito de Carbono em Blockchain
CO2R – O Token de Crédito de Carbono em Blockchain
SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts