Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

Glauco Diniz Duarte Bh – Motor turbo aspirado

Glauco Diniz Duarte Bh - Motor turbo aspirado
Glauco Diniz Duarte Bh – Motor turbo aspirado

Glauco Diniz Duarte Bh – Motor turbo aspirado

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, há alguns anos o downsizing foi colocado como o futuro dos motores a combustão. Em teoria, um motor menor turbinado teria um desempenho melhor que um aspirado maior — e menor consumo. Nos carros nacionais isso começou com o 1.0 16v turbo da Volkswagen, que rendia o mesmo que o 2.0 8 válvulas.

Recentemente, dois lançamentos com propostas completamente distintas passaram pela redação do AutoPapo: o Fiat Pulse Impetus 1.0 Turbo 200 (R$ 124.640, 130 cv e 20,4 kgfm)  e o Honda City Touring 1.5 (R$ 123.100, 126 cv e 15,8 kgfm). Em comum apenas a faixa de preço, a potência dos motores, o câmbio do tipo CVT e o fato de que ambos trazem um motor novo.

Mas cada fabricante tomou uma direção diferente em seu propulsor novo: a Honda fez um 1.5 aspirado e a Fiat, 1.0 turbo. Todos com o que há de mais recente em tecnologia para ficar mais eficiente.

As tecnologias desses motores

O motor da Honda traz injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas com dois tipos de variador: o VTC, que pode adiantar ou atrasar a abertura das válvulas; e o i-VTEC, que varia a abertura das válvulas. Tudo isso garante uma maior elasticidade do motor pelas faixas de rotações.

Já a Fiat adotou o que há de mais moderno para motores turbo: injeção direta, válvula wastegate eletrônica e o sistema MultiAir III, que permite um controle fino da abertura de cada válvula do motor. Toda essa tecnologia tem a mesma intenção da Honda: maior eficiência e elasticidade.

Como são na prática

Saindo da ficha técnica, é de se esperar que o Fiat Pulse com motor turbo seja mais esperto que o Honda City no uso urbano, certo? Não foi bem isso que constamos aqui em Belo Horizonte (MG), onde fica a nossa redação.

Graças ao relevo da capital mineira, é difícil evitar morros e ladeiras no caminho. As arrancadas do City em subidas são mais rápidas e o carro pareceu mais esperto. Como o turbo do motor 1.0 da Fiat precisa “encher” e o torque máximo de 20,4 kgfm aparece após 1.750 rpm, é preciso pisar mais forte no pedal da direita. Um hábito rápido de se acostumar.

No uso mais civilizado, o motor aspirado da Honda se mostrou mais elástico e respondia sem titubear. Já o motor turbo da Fiat brilhava em situações mais agressivas, como retomadas e ultrapassagens.

Saiba mais em https://www.retificatonucci.com.br

De volta à ficha técnica

Os dados de consumo do Honda City com gasolina segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) é de 13,1 km/l no ciclo urbano e 15,2 km/l no ciclo rodoviário. Já o Fiat Pulse 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com o mesmo combustível.

É importante lembrar que nessa conta entra a aerodinâmica e o peso do veículo: o Honda é mais leve (1.170 kg, contra 1.237 kg do Pulse) e a carroceria sedã penetra o ar com mais facilidade. O Fiat vira o jogo no desempenho: segundo os nossos colegas da revista Quatro Rodas, o Pulse faz de zero a 100 km/h em 9,8 segundos, enquanto o City faz a mesma prova em 10,5 segundos.

Algumas brigas entre turbo e aspirado dentro de casa

Um problema nesse tipo de comparação entre motores de concepção diferente dentro de uma mesma marca é que muitas vezes o motor aspirado é mais defasado tecnologicamente em relação ao turbo. Na Volkswagen, por exemplo, existe a coincidência do 1.6 16v MSI ser da mesma família do 1.0 TSI, a EA211.

O Polo equipado com motor 1.6 rende 117 cv e 16,5 kgfm, enquanto o 1.0 TSI produz 128 cv e 20,4 kgfm. Nos dados divulgados pela fábrica, o desempenho é próximo: o 1.6 acelera de zero a 100 km/h em 10,5 segundos, 0,9 segundos mais lento que o 1.0 TSI. Ambos equipados com câmbio automático de seis marchas. Quando equipado com câmbio manual de cinco marchas, o 1.6 empata em aceleração com o 1.0 TSI.

Nossas referências são o modelo 1.6 Automático e o 1.0 TSI Comfortline. O aspirado pesa 1.103 kg enquanto o turbinado pesa 1.147 kg. A relação peso/potência é de 9,4 kg/cv e 9 kg/cv respectivamente.

Nas médias de consumo do Inmetro ocorre um empate no consumo rodoviário: 13,8 km/l com gasolina e 9,6 km/l com etanol para o 1.6 – o TSI é 0,1 km/l mais econômico com ambos combustíveis. No consumo urbano, o 1.0 leva uma vantagem maior: 12 km/l com gasolina e 8,2 km/l com etanol, enquanto  o 1.6 rende 11 km/l e 7,9 km/l respectivamente.

O 1.6 MSI não conta com alguns recursos presentes no 1.5 da Honda, como a injeção direta e a variação de abertura das válvulas. Mas na prática ele permite um uso mais leve do acelerador graças às boas respostas em baixas rotações. O motor 1.0 turbo alemão entrega o torque máximo a uma rotação maior que o da Fiat, 2.000 rpm. Isso obriga o motorista a exigir mais do acelerador ao arrancar de um semáforo em subida, por exemplo.

Hyundai HB20 1.6 contra o 1.0 turbo

Outro exemplo similar ao da Volkswagen é com o Hyundai HB20. O motor 1.6 Gamma traz injeção multiponto enquanto o 1.0 turbo Kappa traz injeção direta. Na ficha técnica eles produzem números bastante parecidos: 130 cv e 16,5 kgfm para o 1.6 contra 120 cv e 17,5 kgfm para o 1.0 T-GDI. Os coreanos optaram por um torque menor que já é presente a 1.500 rpm.

Mas o torque não ajuda o HB20 turbo a ser mais rápido que o 1.6. Usando como referência os dados do fabricante para carros com câmbio manual de seis marchas, o 1.6 acelera de zero a 100 km/h em 9,3 segundos contra 10,7 do 1.0 T-GDI. Um raro caso onde o motor considerado como o topo da gama e mais moderno fica atrás do intermediário.

Usamos como referência o modelo 1.6 Vision e o 1.0 turbo Platinum, com pesos de 1.030 kg e 1.091 kg respectivamente. Isso resulta em uma relação peso/potência de 7,6 kg/cv no 1.6 e 9,1 kg/cv no 1.0 turbo. Isso ajuda a entender os números que vimos aqui.

No consumo, o turbo leva vantagem.  A Hyundai priorizou a eficiência nesse motor: O 1.0 turbo rende 9,2 km/l com etanol e 13,2 km/l com gasolina no ciclo urbano. O 1.6 rende 8,6 km/l e 12,5 km/l respectivamente.

Na estrada isso se repete: 10,9 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina para o turbo ante 10,3 km/l e 14,7 km/l para o aspirado.

No uso, o 1.0 turbo da Hyundai se mostra mais esperto que o TSI da Volkswagen. Com o turbo enchendo mais rápido não é preciso esticar tanto as marchas. O acerto do acelerador eletrônico do HB20 1.6, que abre muito a borboleta no início do curso, atrapalha a vida do motorista que prefere uma aceleração mais suave e gradual.

Como fica a manutenção?

Considerando apenas os valores das revisões, os motores aspirado e turbo se equivalem na manutenção periódica. Até mesmo a lista dos serviços feitos é similar: trocas de óleo, filtros, velas e itens do tipo. Nenhuma recomendação especial aparece para os motores turbo nas revisões.

O que pode ocorrer nos motores turbo é um consumo de óleo lubrificante maior. Em uso comum e seguindo as recomendações do manual isso não deverá ser preocupante. Os gastos maiores para o proprietário de um carro turbo serão em caso de quebras causadas por fatores externos (combustível adulterado, acidentes, etc.), mau uso ou defeitos de fabricação, pois esses motores são mais complexos e possuem mais partes.

Um exemplo de como motores turbo podem ser duráveis são as picapes médias e caminhões à diesel. Há alguns anos esses veículos são vendidos apenas com motores turbinados de fábrica e usados para serviços mais pesados. Relatos de caminhões com mais de 1 milhão de quilômetros rodados são comuns.

Honda não é a única a investir em motores aspirados

Quando a Toyota lançou a 12ª geração do Corolla, veio junto com o carro um novo motor 2.0 aspirado: o M20A-FKB. Essa família M é completamente nova e fez sua estreia mundial em 2018. Assim como ocorre no 1.5 da Honda, a Toyota aplicou diversas tecnologias para peitar os rivais turbinados.

Esse motor usa dois sistemas de injeção: a injeção direta a injeção multiponto no duto. Elas trabalham nas condições em que cada tipo é mais eficiente. Outro destaque desse motor é taxa de compressão de 13:1, o que garante uma eficiência térmica de 40% segundo o fabricante.

Esse 2.0 é um dos três novos motores aspirados apresentados pela Toyota globalmente desde 2017. O fabricante também lançou novos motores turbo, mas vê espaço para os dois tipos de propulsor.

Fora do Brasil existe a Mazda com o SkyActiv-X

O fabricante japonês Mazda é outro que acredita em motores aspirados de alta eficiência. Seu 2.0 Skyactiv-X traz taxa de compressão de 16:1 (lembrando que foi feito para gasolina) e em algumas situações não é necessário a atuação das velas para provocar a combustão.

Segundo o fabricante, esse motor rende uma média combinada cidade/estrada de 23,2 km/l quando aplicado ao hatch médio 3. Como a queima do combustível é controlada, são emitidas apenas 96 g de CO2 a cada quilômetro rodado. Sua potência é de 179 cv e o torque é de 24,9 kgfm.

A Mazda possui um 2.0 turbo que é usado em seus SUV e sedãs grandes, mas uma versão de seis cilindros do SkyActiv-X está a caminho. A Mazda planeja também o uso de um sistema híbrido leve para tornar seus carros ainda mais eficientes e sem aumentar muito o peso, como ocorre com os híbridos tradicionais.

Turbo ou aspirado?

No final, a escolha sobre qual tipo de motor vai do gosto do consumidor. Os motores aspirados modernos com alta eficiência ainda possuem uma leve desvantagem em retomadas e arrancadas fortes devido ao torque mais baixo. Mas eles compensam com respostas mais rápidas do acelerador e simplicidade na manutenção.

Também é importante notar se o motor é dimensionado para o peso do veículo. O 1.5 da Honda vai bem no sedã que pesa apenas 1.170 kg. Já um SUV mais pesado, como o Jeep Compass de 1.625 kg, o torque mais alto dos motores turbo ajuda.

Nossa recomendação para o leitor é de consultar dados de performance e de consumo dos carros aspirados antes de julgar. Alguns deles estão surpreendendo e podem ser o mais adequado para o seu bolso.

Desconto na conta de luz da Cemig!

Glauco Diniz Duarte Bh - Motor turbo aspirado
Glauco Diniz Duarte Bh – Motor turbo aspirado
Ânima Engenharia - Sustentabilidade, conforto e eficiência
Ânima Engenharia – Sustentabilidade, conforto e eficiência
Turbo Brasil – Uma Solução pra você
Turbo Brasil – Uma Solução pra você
Retífica Tonucci – Qualidade e seriedade em Retífica de Motores
Retífica Tonucci – Qualidade e seriedade em Retífica de Motores
Máscara do Galo - Máscara Atlético Mineiro Oficial
Máscara do Galo – Máscara Atlético Mineiro Oficial
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Cemig BH - Desconto na conta de luz
Cemig BH – Desconto na conta de luz
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC Incorporações e Construções
TBIC Incorporações e Construções
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Dentista Dr. Alysson Resende
Dentista Dr. Alysson Resende
Academia Exito
Academia Exito
Go Fit Sports Fitness no seu Condomínio
Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Espaço Fitness - A academia da família
Espaço Fitness – A academia da família
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
Search Engine Optimization - Seo Muniz
Search Engine Optimization – Seo Muniz
Academia em Belo Horizonte
Academia em Belo Horizonte
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
Advogados GGS ADV – Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados em BH
Advogados GGS ADV – Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados em BH
Advogados GGS ADV em BH
Advogados GGS ADV em BH
Jornal on-line BH Mercado Comum
Jornal on-line BH Mercado Comum
Aluguel de temporada weekends
Aluguel de temporada weekends
Aluguel de temporada weekends
Aluguel de temporada
SEO MUNIZ
CDL BH - Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH
Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
Serasa
SPC
Spc Brasil
Cadastro positivo
Unimed
SEO MUNIZ
Comércio em Ação - Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
Comércio em Ação – Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
Comércio em Ação - Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH
Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
Serasa
SPC
Spc Brasil
Cadastro positivo
Unimed
SEO MUNIZ
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Síndico
Serviços para o seu condomínio
Condomínio
SEO MUNIZ
Super Blend suplementos
Super Blend suplementos
Super Blend suplementos
Suplementos BH
suplementos Brasil
Trabalhamos com marcas renomadas e consolidadas de suplementos
Now Foods
Life Extension
Regenera
Pura Vida
Superalimentos e reforce a sua saúde diariamente
SEO MUNIZ
CO2R - O Token de Crédito de Carbono em Blockchain
CO2R – O Token de Crédito de Carbono em Blockchain
SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts