GLAUCO DINIZ DUARTE – Pesquisa entre construtoras e incorporadoras aponta tendências
O CTE – Centro de Tecnologia de Edificações (empresa especializada em consultoria no setor da construção civil), a CriActive (empresa especializada em pesquisa mercadológica no segmento da construção civil) e a O Nome da Rosa (editora especializada em desenvolvimento de conteúdos e publicações para a construção) realizaram a primeira pesquisa de âmbito nacional para entender como as empresas incorporadoras e construtoras estão se preparando para o futuro próximo e quais são os caminhos que percorrem hoje para atender a esta forte demanda do segmento de habitação econômica e de interesse social.
Os resultados desta pesquisa, entre construtoras e incorporadoras líderes que atuam neste segmento habitacional, estão apresentados na publicação Tendências no mercado de habitação econômica e de interesse social, lançada no mês de junho no mercado editorial.
A publicação está estruturada em seis partes, nas quais estão distribuídos os dados coletados e são analisadas as principais informações geradas pela pesquisa:
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Panorama da habitação no Brasil – traz uma retrospectiva histórica dos programas habitacionais governamentais, aborda a evolução do déficit habitacional, a nova demanda da classe C e os desafios eminentes quanto à habitação econômica e de interesse social no Brasil.
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A pesquisa – apresenta o foco, as etapas, a metodologia e a abrangência da pesquisa realizada entre as empresas incorporadoras e construtoras.
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Atuação das empresas e análise de produtos – aborda a diversidade e os diferenciais dos produtos ofertados para o segmento (com valor de venda de até R$ 250 mil), as faixas padrão, as tipologias, as áreas das unidades, os tipos de projetos, os lançamentos em 2009, 2010 e 2011 e, com base nesse histórico, lançamentos previstos para 2012 e 2013.
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Sistemas construtivos: uma radiografia – apresenta dados e análises detalhadas de 42 sistemas/soluções construtivas utilizadas atualmente pelas construtoras para execução de suas obras neste segmento.
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Desafios de uma nova realidade – analisa se empresas atendem de alguma forma a requisitos da nova Norma de Desempenho e se incluem diretrizes sustentáveis em seus empreendimentos populares, identificando também como as construtoras estão inovando em seus sistemas construtivos e quais são as principais dificuldades com relação à mão de obra.
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As principais tendências do mercado – reflete sobre os resultados da pesquisa, a realidade deste segmento e aponta para as principais tendências do mercado de habitação econômica e de interesse social.
O intuito da pesquisa sobre as tendências no mercado de habitação econômica e de interesse social foi o de colaborar com dados e reflexões para o desenvolvimento estratégico e produtivo deste segmento, principalmente diante do déficit habitacional brasileiro, do cenário atual de acesso à moradia e das metas estabelecidas pelos programas habitacionais do governo para os próximos anos.
O déficit habitacional brasileiro está estimado em cerca de 5,8 milhões de moradias, sendo a esmagadora maioria, 96,3%, concentrada na faixa de renda de até cinco salários mínimos. A expansão da classe C nos últimos anos tem pressionado ainda mais a demanda por habitação econômica e de interesse social, sendo que essa camada social representará 113 milhões de pessoas já em 2014. Com as expectativas de desenvolvimento do País, a inclusão social e a expansão urbana, o Brasil precisará construir 27,7 milhões de moradias para zerar o déficit habitacional até 2020.
Este expressivo déficit e o lançamento pelo Governo Federal do Programa Minha Casa Minha Vida, cuja meta é construir três milhões de habitações até 2014, transforma a produção habitacional no Brasil, em especial a voltada para a população de baixa renda, em um dos maiores desafios tanto para o governo como para o setor privado ao longo dos próximos anos.