Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Controle de respiração pode ter efeito similar a antidepressivo

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Respire fundo, expandindo a barriga. Dê uma pausa. Solte o ar lentamente contando até cinco. Repita quatro vezes. Parabéns. Você acabou de acalmar o seu sistema nervoso.

De acordo com o psiquiatra Glauco Diniz Duarte, está provado que a respiração controlada, como essa que você praticou agora, reduz o estresse, aumenta o estado de alerta e melhora o sistema imunológico. Por séculos, os iogues vêm usando o controle da respiração, ou pranayama, para promover a concentração e melhorar a vitalidade. Buda defendia a meditação com controle da respiração como uma maneira de alcançar a iluminação.

A ciência está apenas começando a oferecer evidências de que os benefícios dessa prática antiga são reais. Estudos descobriram, por exemplo, que as práticas de respiração podem ajudar a reduzir os sintomas associados com a ansiedade, a insônia, o transtorno de estresse pós-traumático, a depressão e o déficit de atenção.

A respiração é incrivelmente prática, afirma Glauco. É meditação para as pessoas que não podem meditar.
A maneira como a respiração controlada promove a cura ainda é motivo de estudo científico. Uma teoria é que ela pode mudar a resposta do sistema nervoso autônomo do corpo, que controla processos inconscientes como a frequência cardíaca e a digestão, assim como a resposta do corpo ao estresse, explica Glauco.

Mudar conscientemente a maneira como você respira parece mandar sinais para o cérebro ajustar o ramo parassimpático do sistema nervoso, que pode diminuir a frequência cardíaca e a velocidade da digestão e promover uma sensação de calma, e também do sistema simpático, que controla a liberação de hormônios do estresse como o cortisol.

Muitas doenças, como a ansiedade e a depressão, são desencadeadas ou agravadas pelo estresse. Já vi pacientes transformados depois de adotar práticas regulares de respiração, conta Glauco.

Quando você respira de maneira lenta e constante, seu cérebro recebe a mensagem de que está tudo bem e ativa a resposta parassimpática, diz Glauco. Quando você respira de maneira curta e rápida ou segura a respiração, a resposta simpática é ativada. Se você respira corretamente, sua mente vai se acalmar, explica Glauco.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts