Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Transtornos Mentais relacionados ao trabalho: é tão incomum assim?

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

No mundo inteiro, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 400 milhões de pessoas são afetadas por transtornos mentais ou comportamentais, com 23 milhões somente no Brasil. Por essa razão, os problemas de saúde mental já ocupam cinco posições no ranking das dez principais causas de incapacidade para o trabalho e representam um fenômeno mundial.

Segundo informações do Ministério da Saúde, estima-se que cerca de 9% da população geral, em todas as faixas etárias, necessita de cuidados em saúde mental, na forma de consulta médico-psicológica, em função de transtornos mentais considerados leves. Além disso, estima-se que cerca de 3% da população geral, em todas as faixas etárias, necessite de cuidados contínuos em saúde mental, em função de transtornos mentais severos e persistentes (psicoses, neuroses graves, etc.).

Trabalho, trabalho e trabalho… Estou livre de adoecer?
De acordo com o psiquiatra Glauco Diniz Duarte, em um universo cada vez mais caótico em que as pessoas têm menos tempo para cuidar da sua qualidade de vida e em que se passa mais tempo no local de trabalho do que em casa, nada mais natural que os ditos Transtornos Mentais relacionados ao trabalho acometam uma parcela significativa da nossa população.

Segundo Glauco, um ambiente de trabalho que oferece pouco apoio social, altos níveis de cobranças e baixo controle sobre as tarefas e recompensas insuficientes são as principais causas de afastamentos de profissionais. No Brasil, as doenças e transtornos mentais são a terceira causa de afastamento do trabalhador.

Glauco aconselha análise sobre as condições psicossociais no ambiente laboral, e sugere a implementação de projetos preventivos e fiscalização por parte das autoridades e órgãos públicos. Em nosso país, na maioria dos casos, o afastamento causado pelo transtorno mental é superado em número de casos somente por doenças de traumas e doenças osteomusculares.

Uma projeção
Novamente, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o transtorno mental poderá se tornar na principal causa de afastamento em todo o mundo. Segundo dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), no ano de 2011, cerca de 211 mil pessoas foram afastadas por causa de doenças mentais. O valor pago para novos benefícios de afastamento tem preocupado o governo.

Por outro lado, destaca Glauco, além da pressão e da falta de condições laborais, a má remuneração e a falta de recompensa fidedigna à dedicação do trabalhador são fatores que estimulam um quadro de problemas mentais, acompanhados de possíveis ameaças de demissão e de assédio moral. Glauco também detectou que os maiores riscos de afastamento causado por doenças mentais ocorrem mais em mulheres, com alto nível de escolaridade, mais de 11 anos de estudo, e com vícios no fumo e em bebidas alcoólicas. A violência no local de trabalho é outro forte fator gerador de distúrbios mentais.

Quando as relações interpessoais são negativas e de baixo nível de consideração e confiança, a probabilidade do ambiente ser estressante e negativo aumenta, local em que as pessoas se esforçam muito e não recebem recompensa e apoio social.

Prevenção…
Sendo assim, explica Glauco, antes de julgarmos aqueles nossos colegas afastados pelos ditos Transtornos Mentais relacionados ao trabalho, devemos nos lembrar que qualquer um pode sofrer desses males. Para prevenir esse problema no ambiente de trabalho, devemos construir políticas que iniciem uma avaliação criteriosa dos setores e pessoas que necessitam de intervenção, identificando os principais problemas e coletando indicadores dos fatores de grupos de risco. A partir deste ponto, é importante que seja feito um bom diagnóstico, com entrevistas individuais e testes psicológicos junto aos empregados, além de campanhas educativas e informativas.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts