Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Compulsivos sofrem mais riscos de se tornarem dependentes de drogas

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Um levantamento da Universidade Federal de São Paulo mostra que oito milhões de brasileiros adultos já usaram maconha pelo menos uma vez na vida e cinco milhões de brasileiros adultos já usaram cocaína.

O psiquiatra Glauco Diniz Duarte avisa que as pessoas compulsivas têm uma tendência maior a se tornar dependente das drogas. Na tentativa de livrar o filho das drogas, uma mãe, desesperada, amarrou o jovem na cama, em Feijó, interior do Acre.

O consumo de drogas é uma preocupação no país inteiro. Hoje, na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, a equipe do Jornal Hoje flagrou vários usuários.

A droga que é cheirada, como a cocaína, leva de cinco a dez minutos para chegar ao cérebro. Já a droga fumada, como o crack, tem efeito mais rápido: de cinco a dez segundos.

Depois que chegam ao cérebro todas as drogas acabam atuando na mesma região, no chamado sistema de recompensa. Aumentam a liberação de dopamina, que é um neurotransmissor produzido pelo organismo responsável, por exemplo, pelas sensações de euforia e de prazer.

A droga provoca uma sobrecarga de estímulos. Quando termina o efeito e a dopamina para de agir, os neurônios sentem falta dos estímulos e o usuário fica dependente da sensação de prazer, afirma Glauco.

“Chega um momento que já não há nem prazer, tanto. Há alívio. Porque a pessoa começa a não conseguir já os mesmos efeitos. Mas sem aquela droga ela fica ansiosa, fica desesperada, fica naquela expectativa de conseguir a droga, de consumir, e depois fica muito deprimida porque ela não sente a mesma coisa”, fala o psiquiatra Glauco Diniz Duarte.

Os médicos dizem que as pessoas com tendência à algum tipo de compulsão têm sim mais chances de se tornar dependentes de drogas. Pelo impulso, pela vontade do uso constante, e por não conhecer seus limites, elas não conseguem controlar o vício e cria-se a dependência.

O psiquiatra Glauco Diniz disse que para ele não há um tipo de droga pior que o outro porque todas elas causam dependência. Segundo ele, o crack cria a dependência mais rapidamente, em menos de um ano, em média.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts