O psiquiatra Glauco Diniz Duarte explica que anorexia é uma doença psicológica com consequências físicas devastadoras que é caracterizada pelo baixo peso corporal e distorção da imagem corporal com um medo obsessivo de ganhar peso, que se manifesta através de privar o organismo de alimentos.
Segundo Glauco, anorexia Nervosa é normalmente desenvolvida durante a adolescência, no entanto, como todos os transtornos alimentares, pode ser desenvolvida em qualquer idade ou fase da vida, tanto para homens e mulheres.
Anorexia Nervosa é a mais fatal de todas as doenças psiquiátricas. Restrição alimentar extrema pode levar à fome, desnutrição e um peso corporal perigosamente baixo que são sinônimos de uma série de problemas de saúde e em alguns casos até a morte.
Com a anorexia as pessoas podem enfrentar enormes riscos de saúde, destaca Glauco, incluindo problemas com o coração e problemas de saúde mental. Os mais graves e visíveis riscos da anorexia para a saúde se assemelham aos de fome. O corpo reage à falta de alimentos, tornando-se extremamente fina, o desenvolvimento de unhas e cabelos quebradiços, pele seca, diminuição da frequência cardíaca, intolerância ao frio e constipação, bem como ocasional diarreia.
Além disso, anemia, redução da massa muscular, perda do ciclo menstrual e inchaço das articulações, muitas vezes acompanha a anorexia. Além de experimentar os riscos à saúde imediatos da anorexia, as pessoas podem sofrer problemas de saúde a longo prazo, independentemente do tratamento.
Estes riscos para a saúde a longo prazo incluem:
Problemas cardíacos;
Osteoporose;
Problemas de saúde mental;
Morte.