Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o teste de rodagem é composto pela análise e diagnóstico de diversos aspectos que podem ocasionar problemas no veículo, realizados durante sua rodagem em percurso.
Com base em um checklist que contenha os sistemas nos quais ocorrem as falhas mais comuns, bem como no conhecimento do profissional de mecânica sobre os sintomas que cada um apresenta durante a direção, fica mais fácil identificar a origem da problemática e o concerto se torna mais eficaz.
Para que serve o teste de rodagem?
O objetivo do teste de rodagem é diagnosticar com precisão quaisquer danos no carro. Além de detectar o problema é possível dimensionar as falhas com mais precisão, evitando a realização de serviços automotivos desnecessários ou a falta de solução do que levou o motorista a procurar a oficina. Basicamente, isso torna o trabalho do mecânico mais certeiro.
Quando realizar esse diagnóstico?
Muitas vezes, quando o veículo chega na oficina, o mecânico faz seu diagnóstico baseado nos sintomas relatados pelo motorista. Ouvir o cliente é muito importante, já que é ele quem utiliza o carro todos os dias.
Porém, é possível, em razão de dificuldades de comunicação, que tal informação leve a uma percepção errada do problema. Para isso, o teste de rodagem é indicado. Assim, a definição de realizá-lo depende da avaliação de aspectos como:
imprecisão da descrição do proprietário;
variedade de origens para o sintoma;
custos ou tempo que as possíveis resoluções tomariam;
impacto de realizar um concerto errado.
Quais são os problemas que podem ser diagnosticados com o teste de rodagem?
Um teste de rodagem bem feito possibilita o diagnóstico preciso de diversos problemas, cujos sintomas podem ser vistos e entendidos durante sua execução. Para entender melhor quais são as falhas que tal avaliação permite identificar, organizamos elas por sistema, assim como é feita a checklist do teste. Veja!
Direção
Esse sistema faz a conexão entre o volante e as rodas, de forma que os comandos do motorista sejam realizados. Nele, os principais problemas que podem surgir são folgas, que afetam o terminal, o axial ou o mecanismo de direção em si. Mas todas as peças, desde a coluna e a caixa de direção até o pinhão e a cremalheira, podem apresentar vibrações e ruídos ao dirigir, como sintomas de alguma falha.
Suspensão
A suspensão tem a função de gerar estabilidade e dirigibilidade, recebendo e distribuindo os impactos para isso. Um dos problemas que tal sistema pode apresentar é a perda de estabilidade. Isso se deve a folgas em buchas, pivôs, tirantes e coxins. Para diagnosticar, é importante perceber como o veículo reage nas curvas.
Com tantos componentes como pedal, alavanca, disco, tambor, pastilha, lona, pinça, sapata, servo freio, cilindros mestre e de roda, cabo, tubulação ou fluido, e considerando sua função vital para a segurança, o sistema de freio merece atenção especial.
Começando por acompanhar as indicações do painel de instrumentos e seguindo por avaliar as vibrações, ruídos ou falta de resposta na frenagem, todos esses sintomas podem indicar problemas e são facilmente percebidos no teste de rodagem.
Transmissão
Sem a transmissão não há locomoção. É ela que faz o carro funcionar, levando a energia produzida no motor até as rodas. Por isso, a identificação de falhas nesse sistema é primordial para evitar que o veículo apenas pare.
Se alguma de suas peças, como embreagem, conversor de torque, caixa de câmbio, eixo cardã, diferencial e semieixo, apresentar ruídos, cuja origem pode estar também nos rolamentos de roda e juntas homocinéticas, é sinal de problema.
Outros
Quando o sintoma não está relacionado aos sistemas anteriores, é preciso ir mais fundo para seu correto diagnóstico. Um exemplo disso é o sistema de exaustão, que pode ser a fonte de ruídos originados nos pontos de fixação ou decorrentes de vazamentos de gás. Apesar de não estar listado entre os principais, falhas nele representam riscos que não podem — ou devem — ser ignorados.
Qual é a importância desse teste?
A melhor maneira de descrever qual é a importância do teste de rodagem é listar os benefícios que ele apresenta:
diminuir o risco de acidentes, antecipando a descoberta de problemas futuros e inibindo o desenvolvimento de uma piora na situação;
evitar erros e retrabalhos decorrentes de trocas desnecessárias ou da identificação errônea da falha;
garantir a eficácia do serviço, uma vez que melhora o diagnóstico;
promover a eficiência em sua realização, diminuindo o tempo em que o cliente fica sem o carro e otimizando a equipe da oficina;
aumentar a satisfação do consumidor devido às melhorias já apresentadas;
melhorar a imagem da oficina perante seu público.
Se, com todas essas informações, você ainda não se convenceu da importância desse teste, nós podemos explicar melhor. Pois, ele é excelente tanto para a oficina como para o cliente. Vamos lá!
Pense só: se o consumidor está mais satisfeito porque não precisou fazer concertos desnecessários e teve o seu problema resolvido de maneira rápida e certeira, ele vai querer voltar à sua oficina, certo? Mais ainda, esses consumidores vão falar bem do seu negócio, fazendo uma propaganda positiva, que pode atrair um novo público.
Há também uma redução de custo para a empresa. Isso acontece porque a mão de obra tem a sua produtividade elevada. Por outro lado, não haverá reclamações por serviços mecânicos mal executados ou que nem deveriam ter sido feitos, mas foram incorretamente diagnosticados. Gerando perdas financeiras e de confiabilidade.
Resumindo, o teste de rodagem é um aliado até mesmo para os mecânicos mais experientes. Com ele, fica mais fácil fazer o correto diagnóstico de problemas nos mais diversos sistemas do veículo. Por isso, realizá-lo não só é indicado como tem grande importância, agregando benefícios para os clientes e para a oficina.
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Dra. Flávia Freitas
CRM-44304
Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Especialista em procedimentos médicos e tratamentos estéticos, é também referência em Tricologia.
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
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Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
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Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.