Glauco Diniz Duarte Bh – Teste de opacidade de motores diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a inspeção veicular é um serviço que certifica que os veículos estão em ótimas condições mediante a execução de diferentes tipos de testes. Um deles é o teste de opacidade para motores diesel. Você não o conhece ainda? Leia este artigo da Rede CSV até o final e saiba tudo sobre o assunto!
Entendendo o teste de opacidade para motores diesel
O teste de opacidade para motores diesel é um procedimento que visa medir o nível de opacidade de determinado veículo. Entende-se como opacidade a capacidade que um certo material possui de não permitir a passagem de luz. O principal objetivo deste teste é controlar a emissão de poluentes no meio ambiente. Desse modo, é possível conter a poluição atmosférica e garantir uma boa qualidade do ar.
Uso do opacímetro
Este serviço é realizado com o auxílio de um instrumento chamado opacímetro, que mede o grau de fumaça e gases de escapamento emitidos pelos veículos. O aparelho avalia o índice K (quantidade de fumaça emitida por metro) e também a tonalidade.
A tonalidade da fumaça é avaliada conforme a porcentagem de enegrecimento. Para medir o grau corretamente, existe uma escala que separa os níveis de 1 a 5.
A legislação ambiental permite que o veículo emita até 40% de enegrecimento (padrão 2, tonalidade cinza-claro).
Saiba mais em: https://www.retificatonucci.com.br/
Conheça as 3 principais etapas do teste
O teste de opacidade para motores a diesel ocorre através de 3 etapas. A seguir, veja mais detalhes sobre elas.
1) Pré-inspeção
Na etapa inicial, o fiscal avalia os seguintes fatores:
- vazamento de água, combustível ou outros fluidos;
- mau funcionamento do motor;
- danos no escapamento de gases;
- emissão e coloração da fumaça;
- aceleração do veículo;
- etc.
2) Inspeção visual
Nesta segunda etapa, o fiscal avalia as irregularidades visuais do veículo em relação ao escapamento e à estrutura elétrica.
3) Medição de gases
Esta é a principal etapa do teste de opacidade para motores a diesel. É nesta fase que o fiscal utiliza o opacímetro, já mencionado anteriormente neste artigo. Além disso, existe outro processo dentro deste escopo, chamado inspeção de ruídos. Ele tem como função verificar a presença de sons anormais quando o veículo é acelerado e desacelerado.
Após a inspeção, se tudo estiver regularizado conforme o esperado, o proprietário do veículo recebe o laudo de opacidade e ruído.