Glauco Diniz Duarte Bh – Quando fazer retifica de motor
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a retífica do motor é o processo de manutenção que tem como objetivo reparar o desgaste natural do motor, proporcionando uma vida extra e voltando a ter um ótimo rendimento.
Este processo de manutenção pode ser a solução para alguns problemas que o motor do veículo venha a apresentar, que serão listados abaixo.
Atente-se ao investimento, não se recomenda fazer a retífica caso o valor do serviço seja mais da metade do valor do veículo.
Alto consumo de óleo e combustível
Isto significa falta de vedação no cabeçote do motor, que pode ser originado pelo desgaste da superfície de contato entre o cabeçote e o bloco do motor.
A falta de vedação permite que o óleo lubrificante que se encontra no cabeçote, destinado a lubrificação das válvulas e comando de válvulas (quando localizado no cabeçote), entre na câmara de combustão e queime junto com o combustível, gerando uma típica fumaça azul no escapamento.
A retífica dá um passo (processo de corte) tanto no cabeçote, quanto no bloco do motor, planificando as superfícies e garantindo estanqueidade do conjunto.
A presença de fumaça branca no escapamento é algo comum quando o veículo está abastecido com álcool em dia frio.
Porém quando o motor atinge sua temperatura de trabalho e a fumaça branca continua sendo emitida pelo escape pode ser sinal de presença de líquido de arrefecimento na combustão.
Este defeito se dá pelo mesmo motivo do anterior, má vedação entre o cabeçote e o bloco do motor.
Baixa performance com motor de alta quilometragem (>100.000)
A alta quilometragem indica que o motor já foi muito usado e, provavelmente, suas peças já possuem um certo desgaste.
Por se tratar de um motor muito usado, a baixa performance pode ser causada por diversos fatores, mas é um alerta para uma revisão geral.
Como é comum o resultado da avaliação ser a necessidade de retífica, este tópico é apenas para alertar o leitor que a baixa performance, sim, pode ser caso de retífica.
Presença de ruídos no motor
Quando o motor perde sua capacidade de compressão ou apresenta vazamentos é comum que o ruído emitido por ele mude e se pareça com um motor antigo (apresentado no vídeo).
Este novo ruído indica vazamentos no motor, que devem ser corrigidos com certa urgência, evitando problemas futuros.
A retífica serve para corrigir o local onde o vazamento está ocorrendo e dar um novo acabamento na superfície, garantindo assim sua estanqueidade.