Glauco Diniz Duarte Bh – O que é retifica de motores
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, A retífica de motores é necessária quando o motor está considerado cansado. Refere-se ao desgaste interno da peça, o que promove folgas entre anéis dos pistões e os cilindros. Além disso, a folga entre o virabrequim e as bielas.
Um motor pode precisar de retífica quando apresenta fumaça, alguma espécie de ruído do tipo metálico, ponteira do escapamento com óleo, falta de potência ou ainda baixa compressão nos cilindros.
São vários os casos em que a retífica de motores se torna uma necessidade. No entanto, é importante fazer uma ressalva, os motores dos automóveis atualmente estão em constante evolução.
Os fabricantes estão mais atentos ao desenvolvimento dos motores. Cilindros, camisas, cabeças dos pistões e o processo de brunimento, sobretudo, estão mais aprimoradas. O desenvolvimento da ferramenta brunidora feita pela IAB Brunidores é parte importante disso, visto que é uma ferramenta muito utilizada.
Em virtude disso, é raro notar que motores de automóveis mais novos passem por uma retífica de motores. A não ser que haja algum tipo de descuido do proprietário. Dessa maneira, com cuidado e manutenção constante, o motor mais novo sequer exige passar por uma nova retífica.
O serviço referente às retíficas de motores diz respeito à retirada da peça do carro, seu desmonte e a análise detalhada dos itens, a fim de verificar a possibilidade de trocas ou não das peças.
É sempre uma dica pontual saber quando vale a pena realizar o serviço de retífica de motores. Assim, caso o custo do trabalho for inferior a 50% do veículo, o conserto é uma opção. Caso contrário, deve-se avaliar quanto vale o carro e em qual estado se encontra, a fim de repassá-lo.
Principais sintomas que exigem retífica de motores
Peças internas de um motor, ao entrar em funcionamento, mantêm um atrito constante. Em consequência disso, estão sujeitas a todo o momento a grandes esforços, trabalhando em temperatura alta.
Definitivamente isso contribui para que haja desgaste das peças. Apesar de ser um processo considerado normal, geralmente quando o motor atinge os 200 ou 300 mil quilômetros rodados, torna-se imprescindível a retífica do motor.
Assim, os principais sintomas observados que podem levar ao procedimento são:
Consumo alto do óleo lubrificante;
Potência do motor abaixo do usual;
Consumo de combustível aumenta repentinamente;
Motor em trabalho de superaquecimento;
Barulhos de batida metálica vindos do motor;
Fumaça em excesso expelida pelo escapamento;
9 passos para realizar a retífica de motores
Retirada e desmontagem do motor;
Limpeza com produtos químicos;
Adaptação da guia;
Plaina retífica de sede;
Realiza-se a retífica das válvulas;
Assentamento das válvulas retificadas;
Brunimento das peças cilíndricas;
Teste de vacuômetro (monômetro que mede condições de pressão na estrutura);
Montagem do motor;
Assim, dentro do último passo, um novo passo será realizado, o que compreende a lubrificação, a calibração da folga e o torquímetro. Após isso, o motor é devolvido ao veículo zerado e pronto para rodar novamente.
Importância do bom brunimento na retífica de motores
No processo de usinagem do bloco de motor, são mandrilhados os riscos, e, para além disso, brunidos os cilindros de acordo com medida tabelada, bem como adequada ao pistão a ser utilizado pelo motor.
O brunimento, tal como um processo que dá acabamento aos cilindros do bloco do motor, consiste em realizar o alisamento da parede do cilindro, de modo a garantir que as pequenas ranhuras proporcionadas atinjam o objetivo de lubrificar o movimento de verticalidade proporcionado pelo pistão quando o motor está em funcionamento.