Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, muitos condutores negligenciam os cuidados com o carro, nomeadamente na altura de garantir uma boa limpeza de todas as peças. Uma limpeza semanal é suficiente para garantir a boa “saúde” do seu veículo e evitar problemas a médio prazo. Se está à procura de dicas sobre como lavar o motor do carro de forma correta, este artigo é mesmo para si.
Este tipo de trabalho pode ser feito em sua casa. Contudo, o ideal é procurar a ajuda de técnicos especializados que garantam a máxima segurança de todas as peças e componentes do veículo.
COMO LAVAR O MOTOR DO CARRO: EM QUE CONDIÇÕES O DEVE FAZER
Este é um assunto polémico: muitos defendem que essa prática é prejudicial ao bom estado e funcionamento do veículo. Ainda assim, a lavagem desta peça é essencial nos seguintes casos:
Quando o motor está sujo com lama, pó, folhas secas ou com resíduos de alcatrão;
Quando algumas peças metálicas estão calcinadas à conta das condições climatéricas (chuva, neve, frio ou até mesmo acumulação de salitre).
Se quer limpar o motor do seu carro em casa e evitar a ida até uma oficina especializada, siga as nossas dicas e consiga os resultados desejados:
Proteja as peças mais sensíveis: falamos das partes elétricas, as velas e os terminais da bateria. Para que a água não alcance nenhum destes componentes deve colocar um plástico que os cubra totalmente;
Enxague o motor (com uma máquina a pressão), aplique o desengordurante e deixe atuar durante uns minutos;
Passe novamente por água (a pressão);
Seque com um pano de microfibras ou deixe secar naturalmente;
No final da lavagem pode aplicar alguns produtos específicos que garantem maior brilho às peças em alumínio;
Retire os plásticos que utilizou para proteger os componentes elétricos mais sensíveis.
Se não tiver uma máquina de pressão e quer saber como lavar o motor do carro, poderá utilizar apenas um pano húmido. Limpe bem todo o motor e, no final, também poderá (e deverá) aplicar alguns produtos que sirvam para proteger e dar brilho.
Esteja atento ao estado do motor do seu veículo e não se esqueça: lave apenas quando for necessário, não utilize produtos ácidos que possam reagir em contacto com as borrachas, mangueiras ou correias e proteja todos os componentes eletrônicos para evitar problemas graves.
OUTROS MÉTODOS
Há ainda quem utilize gasolina para lavar o motor do carro, contudo seguindo estes passos pode danificar os plásticos e borrachas que se encontram junto do mesmo. Evite a gasolina, apesar de ser bastante corrosiva e poder ajudar em certos casos: tal como quando passamos por uma estrada com alcatrão quente e este se agarra ao motor.
Em suma, lavar o motor pode ser benéfico, mas só em casos extremos. Se for apenas por questões estéticas opte por um pano húmido pois verá o problema resolvido.