Glauco Diniz Duarte Bh – Como lavar motor diesel por dentro
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, muita gente não sabe a verdadeira função do filtro de ar do motor e, por isso, relega sua troca o que provoca uma série de malefícios para o conjunto.
Função importante
O filtro de ar tem o papel de ser um protetor para o motor, pois impede a entrada de contaminantes nos cilindros, como poeira, fuligem, areia e até água, em diminutas quantidades. Com isso, além de garantir que o ar admitido esteja isento de partículas nocivas, controla a quantidade de oxigênio que irá para a câmara de combustão.
Para cumprir essa missão, normalmente, o filtro é composto por um papel plissado microporoso – como uma sanfona – por onde o ar tem sua passagem forçada, que retém os compostos indesejados. Pode ser construído também em material sintético, têxtil ou algodão, dependendo da aplicação, mas com a mesma responsabilidade.
Suas laterais, geralmente, possuem uma estrutura rígida que lhe confere a forma para se encaixar hermeticamente em seu compartimento no sistema de admissão de ar do motor. Motores diesel pesados costumam contar com um sistema de dupla filtragem. Ou seja: além do filtro de papel (primário) o ar passar por uma segunda filtragem por um filtro de composto por material têxtil parecido com feltro (secundário).
Um elemento filtrante que não esteja cumprindo sua missão acarreta em problemas sérios ao motor do veículo. O primeiro sintoma que o proprietário detecta quando o filtro não está cumprindo seu papel é que o carro perde o fôlego. Este é um indício de que o sistema de admissão de ar pode estar obstruído, muito provavelmente pela existência de um filtro saturado.
Outro sintoma comum é o aumento do consumo de combustível. A filtragem ruim gera queimas ineficientes no motor e levam o proprietário a “sentir no bolso” as cada vez mais constantes visitas ao posto de gasolina.
Se um mau filtro é aquele que obstrui a passagem de ar para o motor, um bom filtro é aquele que permite sua passagem sem restrições? Não. O segredo neste caso está no equilíbrio. Se a passagem de ar fosse liberada, as impurezas também passariam e o excesso de ar também provocaria instabilidade na queima.
A restrição provocada pelo filtro de ar é prevista pelos projetistas do motor. Logo, em hipótese alguma, o mesmo deve ser removido. Portanto, o segredo do sucesso está em realizar a troca rigorosamente no prazo estipulado pelo fabricante do veículo, exceção feita para veículos que trafegam em ruas de pouca ou nenhuma pavimentação. Nestes casos, é considerado uso severo e a substituição do componente deverá ocorrer na metade do tempo aconselhado.
E para trocar?
Não há segredo. O filtro, normalmente, fica localizado dentro de uma caixa plástica, em cima ou ao lado do motor. Na maioria das vezes esta caixa é fechada por travas simples, mas há caso em que possam existir parafusos combinados às travas ou até somente parafusos para a vedação.
Removendo-os, dá para se ter acesso ao filtro de ar. Basta retirá-lo e, em seu lugar, instalar o elemento filtrante novo. Não esqueça de fechar corretamente a caixa de ar, pois entradas de ar fora da calibração correta (as famosas entradas de ar falso) também podem causar falhas no funcionamento do motor. É também importante limpar a parte interior da caixa do filtro de ar, na hora da troca do elemento.