Glauco Diniz Duarte Bh – Como funciona unidade injetora
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, sem dúvida, a unidade injetora HEUI, ou unidade injetora eletrônica hidráulica, é o componente mais importante do sistema HEUI. Tanto é assim, que é por causa dela que o sistema leva esse nome. Afinal, unidade injetora eletrônica hidráulica em inglês é justamente hydraulic electronic unit injector, ou seja, HEUI.
Nesse sentido, é fato que se trata de uma das peças que exigem maior atenção na hora de realizar a manutenção das máquinas.
UNIDADE INJETORA
De fato, todos os sistemas de combustível diesel usam um êmbolo e um cilindro para bombear o combustível em alta pressão para a câmara de combustão. A diferença do sistema HEUI é que esse êmbolo é movimentado através do óleo lubrificante do motor em alta pressão. Isso acontece graças à bomba hidráulica da unidade injetora, que pressuriza o óleo entre 6 MPa (870 lb/pol²) a 28 MPa (4061 lb/pol²). Assim sendo, esse óleo em alta pressão é o responsável pela pressão de comando da injeção.
Em suma, a unidade injetora funciona mais ou menos como um cilindro hidráulico, já que multiplica a força do óleo de alta pressão aplicando essa força a um pistão.
Dessa forma, quando é alimentado pelo óleo lubrificante em alta pressão, o pistão empurra o êmbolo, gerando assim, a pressão de injeção que é entregue pela unidade injetora. Vale destacar, que a pressão de injeção é aproximadamente seis vezes maior do que a pressão de comando do óleo.
SISTEMA HEUI
No sistema HEUI as unidades atuam conforme os dados coletados por sensores espalhados pelo motor. Tais dados são levados ao módulo (ECM) que efetua o controle eletrônico, dosando, assim, o volume de combustível necessário. Dessa forma, podemos afirmar que as unidades injetoras HEUI são ativadas hidraulicamente e controladas eletronicamente.
FUNÇÕES DA UNIDADE INJETORA
A unidade injetora possui quatro funções:
Pressurizar o combustível de suprimento;
Funcionar como um atomizador e bombear o combustível em alta pressão;
Fornecer a quantidade correta de combustível para a câmara de combustão;
Dispersar o combustível uniformemente na câmara de combustão.
COMPONENTES
Conforme a imagem abaixo, a unidade injetora é dividida em 3 partes:
Extremidade superior ou atuador (A)
Central ou unidade de bombeamento (B)
Extremidade inferior ou conjunto do bico injetor (C)
A unidade injetora HEUI opera com um ciclo de injeção dividido em cinco fases:
Pré-injeção;
Na pré-injeção a válvula carretel bloqueia o óleo de comando, impedindo-o de chegar ao pistão intensificador. Durante esta fase, o combustível não está sendo injetado.
Injeção piloto;
A injeção piloto ocorre quando o óleo de comando flui além do carretel aberto para a parte superior do pistão intensificador. O movimento do pistão e do êmbolo pressuriza o combustível para a ponta do bico injetor.
Retardo de injeção;
O retardo de injeção começa quando a corrente de controle para o solenoide é interrompida e o solenoide é desenergizado. Dessa forma, o pino assentado fecha a sede inferior e abre a sede superior. Isso permite que a pressão de comando flua para a parte superior do pistão de retenção. A retenção do bico injetor é fechada e a injeção é interrompida.
Injeção principal;
A injeção principal começa quando o solenoide é reenergizado. A força hidráulica que mantém a retenção do bico fechada se dissipa. A retenção do bico abre. Forças hidráulicas empurram o carretel para baixo. A injeção principal continua enquanto o solenoide permanecer energizado.
Preenchimento;
O preenchimento permite o fluxo de suprimento de combustível para a cavidade do êmbolo. O ciclo de enchimento é concluído quando o êmbolo e o pistão estão na parte superior do furo e a cavidade do êmbolo está cheia de combustível.