Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a Injeção Eletrônica Diesel é um sistema eficiente, menos poluente e econômico, pois garante a dosagem de combustível exata para cada tempo do motor, gerando assim um menor consumo de combustível.
O motor a diesel é mais robusto, possui um maior desenvolvimento na aceleração e durabilidade. Seu processo de funcionamento acontece em quatro fases:
1- Indução: quando o ar penetra o interior do cilindro através da válvula de entrada;
2- Compressão: momento em que o pistão sobe e faz a compressão do ar dentro do cilindro;
3- Ignição: o óleo diesel entra em combustão espontânea quando é injetado no ar comprimido a alta temperatura, o que força o movimento do pistão para baixo;
4- Exaustão: nesta última etapa, por causa do movimento ascendente do pistão, os gases formados na fase de ignição são expelidos do interior do cilindro.
Após essas as quatro etapas, o acelerador regula a quantidade de combustível fornecida pela bomba e, com isso, ajusta a potência que vai ser gerada pelo motor.
Os sistemas de Injeção Eletrônica Diesel mais utilizados são:
EDC – Electronic Diesel Control
O Sistema de Controle Eletrônico de Diesel, conhecido por EDC, controla a dosagem de injeção do combustível por meio da unidade de controle eletrônico (ECU) que avalia e processa informações como a temperatura do líquido de arrefecimento, velocidade do veículo, massa de ar admitida, rotação e carga do motor, entre outras, para fazer o cálculo de quanto de combustível deve enviar para a câmara durante a queima.
UIS – Unit Injector System
O Sistema de Unidade Injetora inclui o injetor e a bomba de alta pressão em uma unidade compacta que é responsável por realizar a injeção do combustível em cada cilindro do motor.
A unidade injetora está instalada no cabeçote do motor, é composta por uma válvula eletromagnética de acionamento rápido e é controlada por uma unidade eletrônica de comando que utiliza dados do motor para garantir um funcionamento seguro e eficiente.
CRS – Sistema de Injeção Diesel
Mais conhecido como Common Rail, é um sistema com tecnologia de ponta que tem como vantagens o arranque a frio, menos ruído, poluição e consumo de combustível.
O Common Rail separa os sistemas de geração de pressão e de injeção e funciona por meio de uma bomba de alta pressão que está disponível para os injetores através de um tubo distribuidor, fazendo com que todos os cilindros do motor recebam a mesma pressão.
Cuidados com a Injeção Eletrônica Diesel
Como dissemos anteriormente, veículos que possuem motores a diesel apresentam diversas vantagens como a economia de combustível e a maior capacidade de aceleração, porém, é preciso alguns cuidados para evitar falhas no sistema de injeção eletrônica diesel.
– Abasteça em locais de confiança;
– Fique atento a sinais do seu veículo como baixo rendimento e potência;
– Utilize peças de qualidade;
– Realize a manutenção corretamente e com profissionais capacitados.