Glauco Diniz Duarte Bh – Motor diesel é melhor que gasolina
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, curiosamente, o motor a diesel não é chamado assim em função de utilizar o óleo diesel.
Ele ganhou esse nome por ser o combustível utilizado no motor desenvolvido pelo engenheiro alemão Rudolf Diesel (1858-1913).
O primeiro protótipo do inventor, inclusive, sequer utilizou o óleo que posteriormente foi batizado com o seu nome, mas sim um óleo vegetal.
O óleo é um hidrocarboneto obtido a partir do petróleo destilado a altas temperaturas.
Basicamente, o motor a diesel funciona por combustão interna, a partir da reação química originada da mistura de óleo e do oxigênio presente no ar.
Apesar de ter sido criado há muito tempo, até hoje se destaca pela simplicidade – pois não precisa de velas de ignição, por exemplo – e confiabilidade.
A queima que permite ao motor exercer a sua função acontece por meio da compressão, que se dá no interior da câmara de combustão.
A compressão é a pressão exercida sobre a substância, reduzindo o seu volume.
Os motores a diesel mais comuns funcionam em quatro tempos. Primeiro, é aspirado ar para dentro do cilindro.
Então, inicia-se a compressão, a temperatura dentro do cilindro aumenta por conta da diminuição do volume.
O óleo diesel, em seguida, é pulverizado pelo ejetor em gotículas, misturando-se com o ar quente, originando a combustão.
O ciclo se encerra com a fase de escape, em que os gases de combustão são expulsos do cilindro.
Agora que você sabe como funciona o motor a diesel, veja, na próxima seção, como é o funcionamento do motor a gasolina.
Funcionamento do Motor a Gasolina
Entenda o funcionamento em 4 passos logo abaixo
Assim como o motor a diesel, os motores que tem a gasolina como combustível também cumprem, na maioria dos casos, os quatro tempos (admissão, compressão, combustão e escape).
Eles foram, afinal, inspirados na invenção de Rudolph Diesel. O funcionamento é basicamente o seguinte:
o pistão é forçado a fazer um movimento para baixo, fazendo a válvula abrir e entrar, no cilindro, uma mistura de ar com combustível;
a válvula se fecha e a mistura é comprimida dentro do cilindro;
ao atingir o grau máximo de compressão, é produzida uma faísca, por uma vela, a partir de um sistema elétrico, e a ignição é feita;
a faísca origina o processo de combustão, que produz gases que se expandem rapidamente, fazendo o pistão se deslocar. Essa força faz as engrenagens girarem e o automóvel andar.
Note que a única diferença entre esse processo e o funcionamento do motor a diesel é o passo número três.
Nos veículos que utilizam óleo diesel, como já falei, a combustão acontece apenas com a compressão.
Nos motores a gasolina, ela é fruto da compressão e da faísca proporcionada pela vela.
No tópico a seguir, explicarei melhor quais são as principais diferenças entre o motor a diesel e o motor a gasolina.
Motor a Diesel x Motor a Gasolina: Diferenças
O preço do combustível não é a única diferença
O fato de necessitar da faísca originada pela vela para gerar a combustão, no caso do motor a gasolina, é a maior diferença no funcionamento entre ambos os motores.
Por conta dessa característica, a taxa de compressão de um motor a diesel é muito maior.
Esse fator, somado a outros, leva a uma série de diferenças práticas entre um veículo que tem um motor a gasolina e um que utiliza o diesel como combustível.
Em países em que qualquer veículo pode ter o motor movido a óleo diesel, consumidores levam em conta essas diferenças – que vão muito além do preço – na hora de escolher.
Em vários países europeus, por exemplo, há mais carros movidos a diesel circulando do que a gasolina.
Sob a ótica do consumidor, há algumas principais características que diferem um veículo com motor a gasolina de um que se move a diesel. Veja, abaixo, quais são elas.
Consumo: sem dúvida, essa é uma das maiores vantagens dos veículos com motor a diesel.
Eles podem fazer até 25 quilômetros por litro, marca impensável em veículos do mesmo porte movidos a gasolina.
Preço do combustível: atualmente, o preço médio do diesel no Brasil está cerca de 18% mais barato que o da gasolina.
Trata-se, porém, de um dado volátil, que poderá mudar com o tempo. Nos Estados Unidos, por exemplo, o preço dos dois combustíveis é praticamente o mesmo.
Preço do motor: aí temos a primeira desvantagem do motor a diesel na comparação com o a gasolina. Como sua fabricação envolve maior tecnologia, ele custa mais caro.
Manutenção: apesar de ter surgido antes que o motor a gasolina, o motor a diesel possui, hoje, uma tecnologia mais avançada. Por isso, sua manutenção também é mais cara.
Durabilidade: outro motivo que torna o motor a diesel mais caro é a sua robustez. O lado bom é que, por conta disso, ele seguramente irá durar muito mais.
Tratando-o com os devidos cuidados, o veículo desse tipo poderá ser seu companheiro por muitos anos e manterá um bom valor de revenda por algum tempo.
Alta velocidade: se você está procurando por um veículo de alta performance a velocidades altas, o motor movido a gasolina é o ideal.
Por conta das características que acabei de mencionar, muita gente considera que o carro a gasolina é comparável a um cavalo de corrida, enquanto o movido a diesel seria um cavalo de trabalho – não tão veloz, porém mais forte, resistente e duradouro.
Por isso, esse tipo de combustível é mais utilizado em veículos de carga e de transporte coletivo de passageiros e em máquinas agrícolas.