Glauco Diniz Duarte Bh – Como tirar bico injetor do motor diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, também conhecidos como válvula injetora de combustível, é possível dizer que os bicos injetores são peças fundamentais quando se trata de injeção eletrônica do automóvel, proporcionando a ele mais eficiência e também economia.
O bico injetor tem o objetivo de pulverizar o combustível na câmara de combustão. Ele atua fazendo isso de modo estequiométrico, por meio de pulsos elétricos comandados pelo módulo de injeção.
A partir do instante que o sistema de injeção demonstra um funcionamento inadequado, é bem provável que a falha seja ocasionada por um defeito nos bicos injetores.
De uma forma geral, o problema é o entupimento do bico injetor. Esse entupimento impede que ele realize a sua principal função, ou seja, pulverizar o combustível de maneira correta.
Sem essa pulverização adequada, a compressão se torna ineficiente, resultando em perda de potência e exigindo que o motor tenha que usar mais combustível por meio dos outros cilindros.
Para sanar o problema nos bicos injetores, uma solução pode ser a limpeza deles, eliminando resíduos que estão interferindo na perfeita atuação deles.
Essa é uma das principais indagações dos motoristas em relação a essas peças. De um modo geral, a limpeza dos bicos pode ser efetuada quando se nota que o motor já não apresenta o mesmo desempenho de antes.
Além disso, falhas na aceleração, consumo elevado de combustível, alterações de rotação e o aumento dos níveis de poluição são outros sintomas que indicam alguma falha no sistema de alimentação de combustível.
Geralmente os automóveis apresentam um aviso no painel que indicam ao dono do veículo que algo não vai bem com os bicos injetores. Trata-se de uma luz que acende alertando sobre o problema.
Na maioria das situações o processo de limpeza já permite recuperar determinadas características funcionais das válvulas. No entanto, há situações em que realizar a limpeza já não é suficiente para sanar os problemas do injetor. Nesse caso a troca desse componente é a solução.
De uma maneira geral, os problemas que demandam a limpeza dos bicos surgem em automóveis de alta quilometragem.
Como é feita a limpeza dos bicos injetores?
Existem duas maneiras mais utilizadas para a limpeza dos bicos injetores. Uma delas pode ser na máquina de limpeza de bicos e para isso é necessário o uso de um ultrassom. Já o outro método é feito via a aplicação de um produto próprio para a limpeza.
Caso a limpeza seja feita utilizando o método do ultrassom, é realizada primeiramente a retirada da caixa do filtro de ar, da mangueira e dos chicotes. Depois desse procedimento, as válvulas injetoras também são removidas e, mais tarde, inseridas na máquina de limpeza de bico.
Em seguida ela é colocada em uma cuba onde contém a solução de limpeza via ultrassom. É o ultrassom que vai possibilitar que as partículas presentes nas válvulas sejam soltas devido à elevada frequência das vibrações do aparelho. Essa frequência desbloqueia os bicos.
Para finalizar o processo, as válvulas são colocadas de novo no seu lugar certo dentro do carro. Porém, é válido destacar que antes de utilizar o método de limpeza via ultrassom é necessário submeter as válvulas a um teste de resistência.
Esse teste vai indicar se elas denotam a resistência ideal para a realização do procedimento. Além do mais, depois do ultrassom, o veículo deve ser submetido ao teste de estanqueidade. Esse teste vai apontar se há possíveis vazamentos no injetor.
Já o outro método de limpeza mais utilizado é o que utiliza um produto específico. Nesse caso, o produto é aplicado na flauta de combustível antes do motor ser ligado. Esse produto atua desobstruindo as válvulas.
Como impedir o surgimento de problemas nos bicos injetores?
Inicialmente é fundamental que a troca do filtro de combustível seja realizada a cada 10.000 km. Isso impede a passagem de impurezas do tanque e do combustível.
Vale destacar inclusive que, caso o motorista utiliza o carro poucas vezes, é importante usar combustível aditivado. O motivo para isso se deve ao fato de que esse combustível apresenta maior validade que o combustível comum.
Além do mais, o aditivado auxilia a evitar a formação das “gomas” de combustível. Elas contribuem para as chances de acontecer a obstrução dos bicos injetores.
O combustível de má qualidade normalmente é o grande culpado pelo surgimento de falhas nos bicos injetores, pois ao passar por essa peça, ele vai deixar rastros de impurezas e causar o problema de entupimento.
É importante que o motorista consulte o manual do carro para saber mais a respeito do cuidado com os bicos injetores. O manual apresenta uma tabela indicando todos os itens que devem ser analisados ou trocados a cada quilometragem.
Além disso, é importante levar em consideração outros cuidados que evitam o entupimento dos bicos injetores. Confira quais são eles a seguir!
Atenção na hora de trocar as marchas
Quando for efetuar a troca de marchas no carro, é fundamental evitar procedimentos que possam comprometer o bom funcionamento do motor. A conhecida “esticada” é um desses procedimentos a serem evitados.
Verificar o nível da água do radiador
Caso o nível esteja incorreto, é possível que ocorra um aquecimento excessivo do motor e isso pode comprometer componentes importantes do veículo, inclusive os bicos injetores.
Também é importante que a troca do aditivo do radiador seja realizada a cada 10 mil quilômetros rodados.
Troca de filtros
É fundamental que essa troca seja realizada de acordo com os prazos estabelecidos pelos fabricantes. Os filtros são essenciais para impedir que as impurezas apareçam para bloquear os bicos.
Caso eles não sejam trocados dentro do período correto, o bom desempenho do carro pode ser prejudicado.
Assim como muitos outros componentes do veículo, os bicos injetores merecem atenção
Ainda que eles sejam considerados peças autolimpantes, a má qualidade do combustível utilizado pode prejudicar o funcionamento adequado dos bicos injetores.
Portanto, para efetuar a limpeza ou verificar se eles estão em bom estado, procure a sua oficina mecânica de confiança.