Glauco Diniz Duarte Bh – como fazer painel fotovoltaico caseiro
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, devido aos inúmeros benefícios financeiros e ambientais, o sistema solar fotovoltaico vem ganhando bastante força nos últimos anos. Porém, por necessitar de um maior investimento inicial (mesmo com alto retorno do investimento), algumas pessoas tem optado por instalar painéis solares fotovoltaicos caseiros.
Entretanto, além de não trazerem os mesmos resultados de produção e economia de energia, os painéis solares caseiros apresentam diversos riscos para o seu imóvel.
Existem diversos vídeos na internet explicando como fabricar e instalar um sistema de energia solar caseiro, porém essa prática pode ser extremamente perigosa e dar muita dor de cabeça no futuro, mesmo parecendo algo muito mais econômico a primeira vista.
PRINCIPAIS RISCOS DOS PAINÉIS FOTOVOLTAICOS CASEIROS
MAL POSICIONAMENTO DO PAINEL
Um dos principais pontos para que o sistema fotovoltaico funcione corretamente e tenha um bom rendimento, é o posicionamento dos painéis. O telhado do imóvel não recebe a mesma quantidade de radiação solar durante todo o dia, já que o sol vai mudando de posição.
Por este motivo é importante saber posicionar os painéis solares, para que eles possam receber o máximo de radiação solar, e produzam o máximo de energia.
Mas para um bom posicionamento, são importantes conhecimentos de engenharia e construção, para a realização de um projeto bem dimensionado.
Desta forma, a instalação incorreta dos painéis pode fazer com que a produção do seu painel seja ineficiente.
PROBLEMAS NA PARTE ELÉTRICA E CHOQUES ELÉTRICOS
O “faça você mesmo” no caso dos painéis solares, pode causar diversas dores de cabeça, assim como problemas na parte elétrica e possíveis choques elétricos.
A instalação de um sistema fotovoltaico exige o cumprimento de diversas regras e documentações necessárias, além do registro do INMETRO e a sua conexão com a rede elétrica.
E os choques elétricos que podem ser ocasionados pela instalação incorreta dos painéis por falta de informações suficientes nos tutoriais caseiros.
DESCUMPRIMENTOS DAS REGRAS DE ACESSO À REDE
Para que o sistema fotovoltaico funcione corretamente, ele precisa estar conectado a rede de distribuição da concessionária de energia, além de comprimir regras e procedimentos existentes como o registro no INMETRO e a ART, adquirida por meio de um engenheiro eletricista.
Por isso, instalar um painel caseiro pode trazer um risco grave acerca da instalação e causar a reprovação do acesso à rede elétrica.
OBTENÇÃO DE PRODUTOS DE MÁ QUALIDADE
Os painéis fotovoltaicos caseiros geralmente são feitos de garrafas pet, cds, caixas de leite e outros itens que não são ideais e seguros para a fabricação desse tipo de sistema, uma vez que eles podem afetar na rede de distribuição de energia elétrica, causando ruídos e demais alterações.
É de extrema importância que todos os materiais utilizados para a fabricação e instalação do sistema sejam de boa qualidade, bem dimensionados e montados corretamente para evitar possíveis danos futuros.
INEXISTÊNCIA DE GARANTIA
Quem optar pela instalação do painel fotovoltaico caseiro não terá acesso às garantias adequadas e legais do produto. Além do sistema não ter a durabilidade real que deveria ter (de 15 a 20 anos, no caso do sistema solar fotovoltaico profissional) caso fosse instalado por uma empresa especializada e de confiança.
A instalação feita por uma empresa confiável que oferecerá garantia, qualidade e todo o suporte técnico adequado para possíveis danos ou reparos.
Desta forma, sempre opte pela contratação de uma empresa especializada para a instalação dos painéis solares fotovoltaicos em sua residência. Você com certeza, vai evitar futuros problemas e dores de cabeça.