Glauco Diniz Duarte Bh – como é feito painel solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, muito tem se falado sobre energia solar e os inúmeros benefícios que essa geração de energia tem trazido para quem a utiliza.
Tanto sobre as facilidades de instalação, economia na fatura de energia e como esse tipo de energia pode influenciar positivamente nos impactos ao meio ambiente.
É importante reforçar que a instalação de um gerador fotovoltaico é fácil e não necessita de reformas no local onde vai ser instalado.
Isso porque a instalação é realizada geralmente em telhados, sob uma estrutura metalizada para adequar o posicionamento dos painéis, salvos casos onde os módulos podem ser instalados no quintal, quando se tem espaço disponível.
Um kit solar fotovoltaico geralmente é composto por um painel solar com diversos módulos fotovoltaicos, principal item de um gerador fotovoltaico, uma string box e um inversor, além dos cabos e demais equipamentos.
Composição de um módulo fotovoltaico
O módulo solar fotovoltaico é composto por células fotovoltaicas, responsáveis por capturar a radiação solar.
O material utilizado para realizar esse processo precisa ser resistente tanto, mecanicamente, quanto elétrica e termicamente, visto que estes recebem muita radiação durante o dia.
Isso faz com que o equipamento esquente para receber e converter essa radiação solar em energia elétrica.
Geralmente são feitos de vidro, mas não um vidro comum. Um vidro especial, muito resistente a impactos e antiaderentes que evitam o acúmulo de sujeira.
A parte de baixo é feita de um material chamado PVDF ( Fluoreto de Polivinila), um dos mais utilizados nos dias de hoje.
Este possui um composto químico muito simular ao PVC (Policloreto de Vinila).
Já sua moldura, é feita em alumínio, material leve e resistente a corrosão, sendo geralmente coberto por uma pintura eletrostática.
Outras informações como dimensões, espessura e profundidade variam muito de fabricante para fabricante.
Para encapsular as células fotovoltaicas é utilizado o EVA (acetato vinilo de etileno), sendo esse processo de extrema importância, já que as células são super finas e frágeis.
A partir daí podemos saber como é feito um módulo solar fotovoltaico.
Como é feito um módulo solar fotovoltaico
Primeiramente é feito uma limpeza no vidro que será utilizado para compor um módulo, por meio de uma máquina especial.
A limpeza é feita com água passada por osmose reversa, processo necessário para que não se formem bolhas no módulo após laminado e pronto.
Depois da limpeza do vidro, é realizado o processo de interconexão das células fotovoltaicas, um dos mais importantes e difíceis.
Isso porque as células precisam ser conectadas por fios condutores feitos de cobre ou alumínio, onde cada voltagem possui uma quantidade de células e séries.
Esse processo é realizado por uma máquina especial de solda que une as conexões.
A partir daí, é feita a montagem da matriz das células, que consiste em coletar as séries de células fotovoltaicas e posicionar sob o vidro e o EVA.
Por ser um processo delicado, é feito também por uma máquina especial, essa máquina evita a quebra das células e garante o alinhamento.
Depois de todos esses passos, as células são soldadas, criando uma ligação elétrica entre elas. Assim a segunda folha de EVA é posicionada sobre a matriz.
Depois é feita a laminação do painel solar, onde quatro módulos fotovoltaicos vão para uma máquina de laminação, fazendo com que o EVA derreta e una todas as camadas garantindo durabilidade.
Após esse processo, é hora de fixar a caixa de junção, utilizando silicone como selante e fita especial dupla-fase.
Pronto o módulo fotovoltaico está pronto para ser testado. São feitos geralmente de dois a três testes além do teste de laboratório.
Agora você já sabe como é feito um módulo solar fotovoltaico e como é feita a transformação de radiação solar para energia elétrica.