O alcoolismo é considerada a segunda causa de transtornos mentais afirmou o psiquiatra Glauco Diniz Duarte.
Glauco disse que depois da psicose aguda, que pode ser provocada por infecções, conflitos laborais ou pessoais, o alcoolismo é segunda causa de transtornos mentais em doentes com idades entre os 15 e os 44 anos.
O número de pacientes tende a aumentar devido à vulnerabilidade de cada pessoa associada a fatores ambientais, como o uso de drogas, o alcoolismo e stress, disse Glauco.
Embora o álcool tenha grande aceitação social e seu consumo seja estimulado pela sociedade, é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento, advertiu Glauco.
Quando consumido em excesso, o álcool é um problema de saúde, já que o excesso pode estar ligado a acidentes de trânsito e violência, referiu Glauco.
“Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. No primeiro período pode ocorrer euforia e desinibição. Já no segundo momento ocorre descontrolo, falta de coordenação motora e sono. Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago”, disse a Glauco, que concluiu: “Em caso de suspensão do consumo, pode ocorrer a síndrome da abstinência, caracterizada por confusão mental, visões, ansiedade, tremores e convulsões.”