Glauco Diniz Duarte Bh – energia hidrelétrica é renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia hidrelétrica é uma fonte de energia incrivelmente antiga, traçando seu uso de volta para os moinhos de água que têm sido um marco das civilizações desde os tempos antigos.
Hoje, é a maior fonte de energia renovável do mundo, com uma capacidade instalada de mais de 1126 GW em 2018. A energia hidroeléctrica é particularmente importante na China, onde a maior central eléctrica de Três Gargantas, na província de Hubei, produz 22,5 GW. Outros projetos massivos também pontuam o país, incluindo as represas Xilodu (12.3GW) e Longtan (6.3GW).
Prevê-se que a energia hidroeléctrica cresça em 125 GW até 2023, apesar de o crescimento anual ter “desacelerado” nos últimos anos. O que o futuro reserva para essa gigantesca fonte de energia?
DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
Espera-se que a mudança climática tenha um grande impacto no desenvolvimento da energia hidrelétrica, já que as grandes massas de água necessárias para a tecnologia estão cada vez mais ameaçadas .
“A mudança climática terá, e já está tendo, impactos severos em todo o ciclo hidrológico de precipitação, escoamento e evaporação”, disse Peter Gleick, co-fundador do Pacific Institute, grupo de pesquisa sem fins lucrativos.
“Há cada vez menos lugares bons para construir grandes usinas hidrelétricas ambientalmente, economicamente e socialmente aceitáveis, embora algumas opções certamente ainda existam e possam ser buscadas.”
DANOS AMBIENTAIS E SOCIAIS
Muitas vezes há grandes quantidades de danos ambientais e deslocamento social associados à energia hidrelétrica.
A construção da barragem das Três Gargantas na China levou ao deslocamento de 1,5 milhão de pessoas, e a construção irregular da barragem levou à submersão de inúmeras fábricas, minas e depósitos de lixo na região, poluindo o rio Yangtze. Projetos na Etiópia, Turquia e Brasil também foram criticados por deslocar populações.
Um estudo da Universidade de Copenhague publicado em outubro de 2014 mostrou que a construção de represas hidrelétricas seria uma “séria ameaça” à biodiversidade de água doce na América do Sul, Sudeste Asiático e África, devido a uma redução de 20% nos rios de grande vazão livre. o habitat de espécies de água doce.
Apesar da pressão global por fontes de energia renováveis para reduzir as emissões de CO₂ e limitar as mudanças climáticas, a energia hidrelétrica pode ter um impacto sério no meio ambiente. Isso colocou muitos de fora da fonte de energia, argumentando que o poder não vale o preço social e ecológico.
Existe potencial para a energia hidrelétrica ir além de usar barragens de grande escala e os danos associados a tais projetos. Usinas hidrelétricas sem barragens, também conhecidas como usinas a fio d’água, usam o fluxo natural de rios e pequenos geradores de turbinas para produzir energia.
No momento, isso só está disponível em pequena escala com micro (<100kW), mini (100kW – 1MW) e pequenas (1 – 50MW) plantas disponíveis. De acordo com a British Hydropower Association , uma usina de fio d’água pode ter uma vida operacional de 25 anos e gera mais eletricidade no inverno.
No entanto, as usinas a fio d’água não têm capacidade para armazenar energia, uma grande desvantagem para a maioria das energias renováveis. Além disso, ao contrário da hidrelétrica de grande porte, a produção tem sido descrita como “imprevisível” devido ao potencial de um rio baixo no verão e um congelado no inverno.
HIDROELÉCTRICA E O IIOT
Como muitos outros tipos de tecnologia, a indústria hidrelétrica está buscando se beneficiar da Internet das Coisas Industrial (IIoT).
Ao aumentar a digitalização da energia hidrelétrica, a General Electric (GE) estimou que poderia reduzir as emissões de carbono em 17 toneladas métricas (mt) e aumentar a produção em apenas 1%. Isso poderia levar a US $ 5 bilhões em economia de custos operacionais.
A empresa italiana Enel Green Power (EGP) também utilizou a tecnologia IIoT em seu projeto Wireless Sensors for Hydro Monitoring (WISY). WISY é uma rede ‘densa’ de sensores sem fio que coleta e analisa informações em tempo real.
Adotar essa tecnologia poderia tornar a energia hidrelétrica mais inteligente, mais eficiente e levar a mais economia financeira e de carbono.