Glauco Diniz Duarte Bh – o que significa energia não renovável
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, energias não renováveis são energias geradas a partir de recursos não renováveis; um grupo de recursos que não pode ser restaurado depois de usados. Esses recursos incluem principalmente combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás natural), combustíveis nucleares e biocombustíveis.
Ao contrário dos recursos não renováveis, temos energias renováveis que incluem: energia solar, energia eólica, energia hidráulica como as mais importantes.
Energia fóssil e combustíveis fósseis
Recursos como carvão, petróleo e gás natural levam vários milhares de anos para se formar e não podem ser substituídos tão rapidamente quanto são usados hoje. Acredita-se que os recursos fósseis serão muito caros para processar, que os humanos terão que recorrer a outras fontes de energia, como solar e eólica.
Atualmente, a principal fonte de energia usada pelo homem são os combustíveis fósseis não renováveis. Desde o século 19, com a chegada dos motores de combustão interna, o petróleo e outros combustíveis fósseis estão em constante demanda. O uso constante de combustíveis fósseis levou ao surgimento do aquecimento global, além de severas mudanças climáticas.
Carvão
O carvão já foi a principal fonte de energia usada na produção industrial de eletricidade, posteriormente substituída pelo petróleo mais fácil de usar e trabalhar. O carvão vem da fossilização de plantas aquáticas.
Óleo
O petróleo é um combustível líquido composto principalmente de hidrocarbonetos, ou seja, substâncias cujas moléculas são formadas a partir de hidrogênio e carbono (derivadas da decomposição de substâncias orgânicas por bactérias anaeróbicas). O petróleo é o produto da transformação química, que dura centenas de anos, de organismos animais e vegetais.
Esse combustível fóssil é encontrado no subsolo e, portanto, é necessário prosseguir com a perfuração do solo, e as características variam de acordo com o reservatório de origem. Após sua extração, ele precisa ser refinado para uso e, portanto, é chamado de “bruto”.
Energia nuclear
O uso da tecnologia nuclear, que é baseada na fissão na natureza, aparece como material radioativo ou combustível nuclear. O urânio é o combustível nuclear de fissão mais comum, está presente em concentrações relativamente baixas e está sendo explorado em 19 países. O urânio é usado como combustível para a energia do reator nuclear, que gera o calor usado para alimentar uma turbina para gerar eletricidade.
A energia nuclear fornece aproximadamente 6% da energia mundial e 13% -14% da eletricidade mundial. A produção nuclear está associada à contaminação radioativa potencialmente perigosa porque se baseia em elementos inseguros. Especificamente, as usinas nucleares produzem cerca de 200.000 toneladas de resíduos de baixo e médio nível e 10.000 toneladas de resíduos de alto nível a cada ano.
Biomassa e Agrocombustíveis
A biomassa e os agrocombustíveis são combustíveis que são queimados em motores ou usinas termelétricas, às vezes misturados com combustíveis fósseis, mas provenientes de vegetais (madeira, trigo, etc.) cultivados extensivamente ou produtos de origem animal, que posteriormente eles devem ser tratados industrialmente.
Eles são considerados não sustentáveis e não renováveis em escala humana. Pode parecer que, se uma planta pode ser cultivada e pode crescer, ou seja, podemos produzi-la, diferentemente de urânio ou carvão, ela deve ser renovável, mas não é porque cresce muito lentamente em comparação com a velocidade com que Nós gastamos e porque não há espaço suficiente na Terra para cultivá-lo. Toda a superfície de alguns planetas da Terra deve ser usada apenas para as culturas de biomassa necessárias para substituir a energia atualmente obtida pelos combustíveis fósseis.