Glauco Diniz Duarte Bh – como captar energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a água da chuva contém diversos sais, como sódio, cálcio e amônia. Um painel fotovoltaico de grafeno (uma forma cristalina do carbono), quando recebe uma gota de chuva, separa os íons positivos e negativos desses sais e cria uma corrente elétrica utilizando essa polarização.
As primeiras experiências conduzidas pela Ocean University, em Qingdao, na China, já alcançaram uma eficiência de conversão de quase 7%. Esse valor ainda é menor que o dos painéis tradicionais, mas é bastante promissor. Lembre-se de que é geração de energia em dias de chuva!
Telhas solares que mantêm o telhado original
Constituindo uma adaptação criativa desenvolvida na Europa, as telhas fotovoltaicas têm as seguintes características:
São capazes de gerar 3 kW de energia por cada 40 m²;
Preservam o estilo arquitetônico dos telhados;
São capazes de suprir a demanda por eletricidade de uma residência;
Seus pequenos painéis podem ser instalados em vários tipos de telhas.
As telhas solares propiciam incremento na eficiência e no padrão estético, que é mantido original.
Painel solar transparente
Outra inovação, para aplicação em diversos locais, é o denominado “concentrador solar luminescente transparente”. Pode ser utilizado em janelas e em dispositivos móveis (celular, tablet etc.).
Trata-se de um receptor solar que, colocado sobre uma janela onde há incidência de luz do sol, promove sua transformação em energia elétrica, sem obstrução da visão. Essa tecnologia poderá atender muito bem aqueles produtos do dia a dia que funcionam com energia solar.
Janela solar
Outra novidade que deverá fazer bastante sucesso nos edifícios é a janela solar. Com ela, em vez de se utilizar de painéis fotovoltaicos no telhado, os vidros das próprias janelas do prédio serão os painéis.
A janela solar acrescenta a vantagem de uma eficiência muito maior na conversão, assim como o aproveitamento de luz artificial.
Geração de calor e eletricidade em um mesmo sistema
O novo sistema integrado para uso em cobertura de prédios residenciais atende às demandas de calor e de eletricidade de uma residência, ao mesmo tempo. Sustentabilidade dobrada!
Desenvolvido pela Universidade de Brunel, em Londres, o sistema demonstrou, ainda, um incremento na eficiência da ordem de 15%, se comparado com os sistemas tradicionais.
Todos esses exemplos de inovações tecnológicas trilhando o caminho da sustentabilidade reiteram a importância ambiental e econômica da utilização da energia solar no ambiente doméstico, público ou empresarial.