Glauco Diniz Duarte Bh – onde comprar painel fotovoltaica
Vivemos em um País que mesmo durante o inverno o Sol brilha em diversas regiões. Por isso, o setor de energia solar fotovoltaica, sistema que transforma a luz em eletricidade, segue em ascensão.
Mesmo com o cenário econômico difícil vivenciado por quase todos os mercados nacionais nos últimos dois anos, a energia solar fotovoltaica não deixou de crescer no Brasil. Aliás, muito pelo contrário: se, cerca de um ano atrás, a potência instalada no País em sistemas fotovoltaicos distribuídas era de pouco mais de 60 MW, em um estudo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) de março constatou-se que esse número “saltou” para mais de 200 MW!
O que isso tem a ver com o vidro? Muita coisa: afinal, nosso material é muito usado pelas fabricantes de painéis solares na parte externa da estrutura deles, protegendo as células fotovoltaicas ao mesmo tempo em que permite a passagem de luz do Sol. Mas não é qualquer vidro que pode ser usado.
A seguir, saiba as características que ele precisa apresentar para ser considerado adequado para os painéis:
– Baixo teor de ferro (ou seja, deve ser uma peça extra clear). Isso acontece porque ele precisa oferecer máxima transparência, para que haja a maior passagem de luz possível;
– Temperado, para garantir a integridade do painel durante condições climáticas ruins, como chuvas de granizo;
– Espessuras bastante finas (para facilitar a passagem da luz para as células fotovoltaicas), variando entre 2 e 4 mm;
– Finalmente, todo cuidado é pouco no beneficiamento das chapas: elas não podem apresentar ondulações, empenos ou qualquer outra irregularidade em suas superfícies, o que pode influenciar negativamente na eficiência do painel.