Energia fotovoltaica sao jose dos campos – Glauco Diniz Duarte
A EDP inaugurou oficialmente a Estação de Transformação de Distribuição de Energia (ETD) Vila Paiva, em São José dos Campos. A obra contou com um investimento de R$ 17,4 milhões que possibilitará a expansão em 12% da capacidade do sistema energético da cidade, acompanhando o desenvolvimento econômico regional, e contribuindo para a melhora da qualidade no fornecimento de energia para a população da zona norte de São José dos Campos, no Distrito de São Francisco Xavier e também o município de Monteiro Lobato, cerca de 78 mil clientes ou aproximadamente 270 mil habitantes. Além disso, a unidade soma-se a outras sete ETDs já existentes no município, ampliando a disponibilidade operativa regional.
Para Marney Antunes, diretor geral da EDP, a subestação Vila Paiva foi planejada para reforçar a capacidade de abastecimento de energia e assegurar o crescimento econômico local. “A infraestrutura de distribuição estará preparada para os novos investimentos que chegarem à região, além de reforçar a confiabilidade dentro de elevadas condições técnicas e de segurança, melhorando a qualidade no fornecimento de energia”, reforçou.
A ETD Altos da Vila Paiva (88/13,8 kV) possui dois transformadores de 25/33 MVA, distribuídos em quatro alimentadores de média tensão dispostos em 4.730 m² de área, além de contar com um sistema tecnológico de acústica que impede a propagação do som para o meio externo e toda a sua iluminação conta com lâmpadas LED, garantindo maior eficiência e reforçando a preocupação da empresa com a comunidade e meio ambiente.
As operações da Estação serão telecomandadas remotamente via Centro de Operação Integrado (COI), localizado na sede da EDP, em Mogi das Cruzes.
Totalmente digitalizada, a unidade possui um sistema integrado de supervisão, comando, controle e proteção. Além disso, esta estação conta com moderno sistema de vídeo-monitoramento para segurança, que também permite aos operadores do COI visualizarem, de forma remota, as operações e serviços realizados nos equipamentos de alta tensão.
Para conectar a ETD ao sistema da distribuidora, foram construídos 12 km de rede aérea na região. A rede implantada possui tecnologia de última geração, o que propicia maior proteção, minimizando o impacto de agentes externos, como a vegetação, um dos principais ofensores da qualidade do fornecimento de energia em dias de fortes ventos e chuvas.
Atualmente, a EDP atende cerca de 5 milhões de pessoas em 28 municípios paulistas, por meio de 71 subestações. A construção, ampliação e modernização de estações são fundamentais para acompanhar o aumento da demanda de energia, conforme o crescimento das cidades, e para proporcionar um atendimento de excelência aos consumidores.