GLAUCO DINIZ DUARTE Cummins mostra nos EUA protótipo de caminhão totalmente elétrico
A fabricante de motores Cummins apresentou em seu centro tecnológico de Columbus (Estados Unidos) um protótipo de caminhão pesado 100% elétrico. O Aeos tem autonomia de até 482 quilômetros, suficiente para ir de São Paulo até o Rio, com uma única carga.
Será usado como demonstração em aplicações de transporte rodoviário, entregas urbanas e atividades portuárias, como manuseio de contêineres. É um cavalo mecânico 4×2 rodoviário Classe 7 com PBT (peso bruto total) de 33,7 toneladas e capacidade para tracionar quase 20 toneladas de carga.
Suas acelerações são até 35% mais rápidas em comparação com um veículo similar equipado com motores de 11 ou 12 litros. O torque (força) máximo é de 346 kgfm. A recarga da bateria de 140 kWh dura uma hora, mas a Cummins já desenvolve uma solução para baixar este tempo para 20 minutos até 2020.
O Aeos é capaz de ir de São Paulo ao Rio com apenas uma recarga.
Para auxiliar na recarga das baterias há freios regenerativos e painéis solares no teto do caminhão. Há ainda sistema Start&Stop, que impede que se gaste energia em vão em paradas no semáforo, por exemplo. Além do powertrain 100% elétrico, o Aeos tem carroceria com formas aerodinâmicas para reduzir o coeficiente de arrasto com maior facilidade.
Entre as soluções encontradas pela engenharia da Cummins, está a ausência de radiador frontal e de espelhos laterais, sendo estes substituídos por pequenas câmeras que geram imagens 360 graus do caminhão transmitidas no painel. A carroceria foi desenvolvida em parceria com a preparadora Roush.