GLAUCO DINIZ DUARTE Quais são as previsões para o mercado imobiliário de 2019?
Os especialistas estimam que o mercado imobiliário começará uma nova fase de crescimento a partir de 2019. Entre os principais motivos que levam a essa conclusão estão a perspectiva de oferta de crédito barato para construção e aquisição de imóveis e um cenário macroeconômico com taxa básica de juros e inflação controladas.
Segundo o economista-chefe do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), Celso Petrucci, a expectativa é que a taxa de juros baixa e a inflação sob controle permitam o crescimento do mercado imobiliário a partir de 2019 – e o setor da construção também pode ter um impulso relevante.
Além disso, outro aspecto que contribui para as previsões otimistas para o mercado imobiliário de 2019 é a disposição dos bancos para aprovar financiamentos – uma vez que existem mais recursos à disposição para esse tipo de crédito. Segundo o presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, os excessos de recursos para financiamento de casa própria podem atingir a marca de R$100 bilhões, ou superar esse número até 2020.
Com todas as condições econômicas favoráveis, o crescimento do mercado imobiliário se torna apenas uma consequência natural.