Casas construídas num mesmo terreno: são as casas geminadas. Parece estranho num primeiro momento, mas essa é uma grande tendência da construção civil. Segundo o corretor de imóveis Sérgio Túrmina, da Imobiliária SL, essa nova maneira de construir dá origem aos condomínios horizontais. Os imóveis tiveram uma valorização muito grande e a procura pelo financiamento aumentou. A oferta de recursos oferecidos pela Caixa Econômica impulsionou a compra e deixou o aluguel em segundo plano.
Isso significa que kitinetes e apartamentos pequenos não estão mais entre as preferências da população. Com o valor que o morador paga de aluguel, é possível, muitas vezes, arcar com a parcela do financiamento e investir na casa própria. Morar no que é seu, comenta Sérgio. No entanto, encontrar imóveis em Francisco Beltrão que se enquadrem no orçamento da maioria das pessoas não é tarefa fácil. Os terrenos estão numa faixa de preço elevada, inviabilizando alguns tipos de construção e créditos.
Justamente por este motivo o fenômeno dos condomínios horizontais está ganhando força no mercado. Isto é: dois ou três compradores se reúnem, adquirem apenas um terreno e constroem no mesmo local as residências. Conforme o corretor, com o valor fracionado é possível encaixar o orçamento no programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, por exemplo. O sistema de casas geminadas é o mesmo que se aplica nos condomínios verticais, nos apartamentos.
Projetos de qualidade
Conforme o mercado imobiliário vai crescendo, as novidades e tendências também se adaptam. Hoje, poucos consumidores procuram apartamentos pequenos, o interesse é voltado para espaços maiores e confortáveis, além disso, a maioria ainda prefere residência e sobrados. Com a chegada das casas geminadas é possível realizar o sonho, comenta Sérgio. O custo de uma casa condomínio varia entre R$ 35 mil e R$ 50 mil, mais a fração do lote. É uma saída viável para futuros investimentos.
Evolução na construção também torna o proprietário mais exigente, e isso é positivo. Segundo o corretor, é extremamente necessário que o dono fique atento aos projetos estruturais e principalmente à idoneidade da empresa. Quando a construção é muito barata, podem acontecer problemas de fundação e na estrutura da residência, por exemplo,, alerta.
Outro diferencial dos condomínios horizontais é a ausência de barulho, como acontece em muitos apartamentos, e maior privacidade. Apesar das casas estarem no mesmo terreno é possível mantê-las independentes. Para Sérgio, nessa hora entra em cena a criatividade dos arquitetos. Construir condomínios, em que cada casa seja individual, é um desafio. Porém, quando bem planejado, o local traz segurança e sossego ao morador. Ele mora ao lado do vizinho, mas não precisa ter contato direto.
Sobre o mercado aquecido, Sérgio diz que a tendência é continuar, mas afirma que a valorização está nos terrenos e não nas construções. Tudo que você constrói em cima de um lote vai deteriorando com o tempo. Por isso, o imóvel é sim um bom investimento, mas o proprietário precisa estar ciente desse detalhe.