GLAUCO DINIZ DUARTE – Casas de madeira: quais as vantagens e desvantagens?
As casas de madeira pré-fabricadas são uma alternativa escolhida por muitas pessoas para evitar gastos de energia e dinheiro com arquitetos, pedreiros, materiais de construção e acabamento. Você pode escolher entre vários modelos existentes, fazer o pagamento e apenas aguardar a instalação, que ficará a cargo da empresa contratada.
A maioria das casas de madeira pré-fabricadas são utilizadas no Brasil como sítios, mas é plenamente possível que elas sejam a sua casa na cidade, como é usual nos Estados Unidos, por exemplo. A verdade é que faltam informações sobre essas opções e, por isso mesmo, elas não são tão populares. Pensando nisso, preparamos um artigo pra você.
Vantagens da casa de madeira
Quer saber algumas vantagens de optar pela casa de madeira? Confira:
Aconchego
As casas de madeira passam toda uma sensação de aconchego e acolhimento, pois a cor da madeira é quente e remete ao campo e à natureza. É uma ótima aposta para quem gosta de rusticidade e um ambiente caloroso.
Baixo custo
Em certos casos, as casas de madeira podem ser até 60% mais baratas que as casas de alvenaria. Isso porque ela dispensa o uso de cimento, tijolos, tintas, pedreiros, arquitetos e tantos outros detalhes necessários à sua construção.
Tempo de construção
O tempo de construção é bastante inferior à de uma casa de alvenaria. Em poucos meses é possível vê-la completamente erguida, pronta para os novos moradores.
Isolamento térmico
A madeira é um ótimo isolante térmico e mantém a casa em uma temperatura neutra, nem tão quente no verão e nem tão fria no inverno. Para os “friorentos”ou “calorentos” essa pode ser uma ótima opção.
Durabilidade
Quando feita com madeira de boa qualidade e ganhando tratamento adequado ao longo dos anos, as casas podem durar muitos anos. É um mito a ideia de que as casas de madeira duram menos que as convencionais.
Desvantagens da cada de madeira
As casas de maneiras também apresentam algumas desvantagens em relação às construções convencionais. Confira quais são elas:
Manutenção
Para que tenha durabilidade e resistência, as casas de madeira devem receber um tratamento especial na área externa e interna. Recomenda-se passar verniz de base aquosa de 4 em 4 anos para a parte externa e 20 em 20 anos para a parte interna. Além disso, é necessário tratar o solo do terreno antes de receber a casa para evitar a infestação de cupins.
Riscos
Em locais com riscos de desastres naturais, como enchentes, furacões e deslizamentos, as casas de madeira podem não oferecer a estabilidade e força necessária para suportá-los, sendo preferida, nesses casos, as casas de alvenaria.
Ruídos
Pode ser que certas construções apresentem os rangidos típicos da madeira, chegando ao ponto de incomodar os seus moradores. Ao pisar em certos pontos, ou abrir portas e janelas, esses ruídos podem persistir e se tornar um problema para os moradores que apreciam o silêncio.