GLAUCO DINIZ DUARTE – Empreendimentos mobiliados são a grande aposta de construtoras e incorporadoras
Parcerias firmadas com lojas de mobiliário garantem a entrega de apartamentos prontos e as chaves do seu novo lar e somente preocupar-se em ocupá-lo. Essa é a proposta de algumas construtoras e incorporadoras que oferecem aos seus clientes imóveis novos completamente mobiliados. A partir da parceria firmada com as lojas Todeschini Alto da XV e Juvevê, diversos empreendimentos em Curitiba já são entregues com todo o projeto de móveis planejados pronto e executado.
Uma das principais vantagens desse tipo de imóvel para o comprador é a economia de tempo na procura e escolha de mobiliário apropriado e com qualidade satisfatória para os ambientes. Segundo o diretor da Construtora Cobec, Fabiano M. Belich, as construtoras e incorporadoras investem em parcerias com empresas com credibilidade de mercado, permitindo o desenvolvimento de projetos de mobiliário já estudados por profissionais competentes e perfeitamente adequados aos apartamentos. “Outra grande vantagem para o consumidor, é pagar valores muito abaixo dos praticados pelo mercado, além de diluir o gasto com os móveis nas parcelas do imóvel”, complementa Fabiano.
Outra opção também oferecida é a carta de crédito, em que o proprietário do imóvel recebe um documento validando um valor que poderá ser investido em mobiliário nas empresas parceiras. “Com a carta de crédito, o consumidor tem mais liberdade para escolher os móveis de acordo com o seu gosto e necessidades”, explica Juliano Jansen de Mello Nodari, diretor da Afortiori Imóveis.
Vantagens para o comprador
Segundo Luisa Sugawara, arquiteta da Bascol Brasil, para o comprador esse sistema é interessante, pois como fez um investimento relevante na aquisição do imóvel, a carta de crédito permite-lhe instalar o mobiliário desenvolvido pela incorporadora em conjunto com os projetistas da Todeschini, sem qualquer custo, ou elaborar seu próprio projeto personalizado pagando apenas a diferença, com condições especiais. “A troca pode ser feita pelo modelo de mobiliário escolhido por nós, sem qualquer custo adicional, ou esse crédito pode ser utilizado para desenvolver um mobiliário personalizado junto ao nosso fornecedor, custeando a eventual diferença”.
Em ambos os casos, as parcerias firmadas são desenvolvidas ainda durante o estágio da construção, mas os móveis só começam a entrar no imóvel após a conclusão da obra. “Também montamos os apartamentos decorados com as lojas parcerias, permitindo que o cliente visualize o imóvel como um todo e imagine como ficará o seu lar quando pronto. Isso acaba atraindo maior interesse dos compradores”, revela Juliano.
A arquiteta da Afortiori, Márcia Nodari, acredita que esse conceito tem evoluído e os apartamentos estão sendo apresentados não são somente mobiliados, mas sim decorados. “O profissional já pensa no perfil dos compradores quando desenvolve o projeto para os apartamentos e encontra soluções perfeitas para todos os espaços”, diz.
Diferencial competitivo
Sendo uma via de mão dupla, o aumento de interesse dos compradores, nestes casos, também beneficia as construtoras, que angariam mais clientes e, consequentemente, ampliam suas vendas devido a oferta deste diferencial. “Temos notado diversas ações do mercado imobiliário no que diz respeito à promoções, descontos, entre outros, em função do estoque de imóveis prontos resultante do “boom” imobiliário, que ocorreu recentemente. Cremos que esta seja uma ação muito interessante, pois traz diversos benefícios para o comprador e também para a empresa na alavancagem de vendas”, complementa Fabiano.
Já Luisa vê como uma colocação de mercado bem definida, elevando o padrão da incorporadora. “A principal vantagem é ter clientes mais satisfeitos, por adquirirem um apartamento com um importante diferencial incluso, no padrão de qualidade do produto que oferecemos, o que ajuda em nosso posicionamento”, diz.
Do mundo para Curitiba
Para Clair Milani, sócio proprietário das lojas Todeschini Alto da XV e Juvevê, essa é uma tendência mundial e já está sendo praticada no país em metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro. “Temos sido precursores neste segmento em Curitiba e acredito que vamos modificar a forma como o comprador analisa o empreendimento, agregando mais valor aos imóveis que oferecem tais vantagens”, finaliza