GLAUCO DINIZ DUARTE – Construtoras apostam na criatividade para atrair clientes no Vale
Na tentativa de fugir da crise que já afeta o setor imobiliário, construtoras de Jacareí e Taubaté, no interior de São Paulo, estão aplicando soluções criativas para atrair compradores. Entre as opções aos clientes estão desde a criação de um apartamento virtual até deixar o cliente fazer um de ‘test drive’ no imóvel.
Segundo o Conselho de Corretores de Imóveis do Vale do Paraíba (Asseivap), a venda de imóveis caiu 12% em toda a região.
A professora Silvana Teodoro pegou as chaves do novo apartamento, em Jacareí, que custa R$ 300 mil. Ela não tem dinheiro para dar de entrada e ,por isso, durante dois anos ela vai fazer uma espécie de teste antes da compra.
Ela vai pagar um aluguel de R$ 1.800 e depois decide se vai comprar ou não. Se comprar, o dinheiro pagocom os aluguéis vira a entrada. “Estou pagando aluguel, mas o apartamento pode ser meu se eu quiser”, contou Silvana.
A proposta da construtora ainda inclui agrados aos clientes, como pisos, azuleijos ou armários. Tudo para facilitar a venda. “Desde o inicio do ano o mercado deu uma esfriada, então vimos que não podiamos ficar parados”, explicou o diretor da construtora, Vinícius Eidelman.
Em outro empreendimento, em Taubaté, a construtora aposta na tecnologia para vender os apartamentos de 44 metros quadrados. Óculos especiais que vieram dos Estados Unidos mostram aos clientes o empreendimento em três dimensões. O cliente pode ver como será viver no espaço, que ainda nem existe.
Com o equipamento o cliente pode conferir vista do apartamento, a área de lazer e a fachada. “É interessante que você tem noção de espaço, é como se já estivesse no local decorado”, afirmou o empresário Dênis Buséllio.
A novidade, que custou R$ 150 mil, parece ter ajudado nas vendas. Em 20 dias, metade dos apartamentos foram vendidos. “Se a gente ficar parado a crise nos alcança, então temos que pensar o que podemos fazer”, afirmou o dono da construtora, Sérgio Teixeira.
Crise
Segundo o Conselho de Corretores de Imóveis (Asseivap), a venda de imóveis caiu 12% em toda a região. Tudo isso gerado pelo medo que as pessoas estão de gastar neste momento.
A parte boa é que é justamente em situações como essa que os clientes se conseguem os melhores negócios. “O consumidor tem que fazer uma boa pesquisa, procurar um bom profissional e assim com certeza ele fará um bom negócio”, concluiu Marco Antônio Vasconcelos, presidente da Asseivap.