Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a partir do momento que tiramos nosso veículo da garagem estamos ativando o funcionamento dos componentes do motor, que trabalham em constante atrito e sob fortes temperaturas. É natural que com o tempo de uso e aumento da quilometragem as peças internas desse sistema entrem em um processo de desgaste e enfrentem possíveis problemas. Entra em cena a possibilidade de retificar motor do carro. Mas afinal, o que é e quando realizar esse processo?
Geralmente a decisão de retificar motor do carro vem seguida de alguns sintomas que possam identificar um desgaste das peças e um desempenho abaixo do esperado. Normalmente esse diagnóstico surge quando o automóvel chega a uma quilometragem muito alta, acima de 200.000 km rodados.
Entre as características que podem indicar a necessidade de retificar motor do carro estão consumo excessivo de óleo lubrificante de motor e combustível, uma notável perda de potência, escapamento com uma liberação de fumaça muito maior, presença de ruído metálico ao acelerar, superaquecimento, aumento no consumo de combustível, e o mais comum, barulhos excessivos vindos do motor. Porém, além desses desgastes naturais existem outros fatores que podem contribuir para uma possível retífica, até mesmo podem ocorrer antes dos 200.000 km rodados. Por exemplo: correia dentada quebrada, calço hidráulico, falta de óleo lubrificante, dentre outros.
Entretanto, é importante ficar atento, porque muitos desses “sintomas” podem surgir de outros problemas, como por exemplo, barulho de detonação do motor, causado pelo uso de combustível de má qualidade.
Abaixo você confere mais sobre o assunto e entende quando retificar motor do carro!
Como é feita a retífica do motor?
Podemos dividir o processo de retificar motor do carro em parcial e completo. A primeira delas ocorre quando é restaurado apenas a parte superior do motor, onde se encontra o cabeçote, composto pelas guias, válvulas, sedes e comando de válvulas. Também entra nessa classificação a retífica realizada apenas na parte inferior do motor, quando são restaurados as camisas dos cilindros, pistões, bielas e virabrequim. Já a retífica completa, como o próprio nome já diz, é quando é feito a restauração tanto da parte inferior, como da parte superior do motor.
É importante que esse serviço seja realizado após ser feito uma avaliação minuciosa por um mecânico especializado e de confiança. O primeiro passo para retificar motor do carro é retirar o equipamento do veículo. Após isso é necessário desmontá-lo para poder realizar todos os processos de limpeza e verificação das peças em bom estado e as que precisam de reparos. Ao concluir a retificação das peças, o motor é montado novamente e recolocado no veículo.
A principal maneira de perceber se a retífica foi bem executada é observar seu carro nos primeiros 1000 km rodados após o serviço. É importante manter a água e óleo dentro dos limites adequados neste período, e claro, sempre.
Entre os aspectos a se analisar no estado geral do motor é se ele está seco, ou seja, sem presença de vazamento de óleo ou água em seu sistema de juntas e/ou conexões. É importante também ouvir se há ruídos ou barulhos surgindo do motor. Se isso estiver ocorrendo, é importante você retornar à oficina.
Outro elemento importante a ser observado é se há fumaça saindo pelo escapamento do motor. Se essa fumaça for branca, é possível que haja algum pequeno dano no cabeçote ou bloco que possa estar provocando a entrada de água no motor. Já se a fumaça for preta, o elemento em questão se trata de uma queima em excesso de óleo, possivelmente provocada por um ajuste errado nos anéis do pistão ou um vazamento dos retentores de válvulas.
Ainda falando sobre óleo, logo após retificar motor do carro é aconselhável realizar a medição do nível do mesmo. Rode 1000 km com o veículo e depois disso repita o processo de medição. Observe se o nível de óleo não está muito baixo, se sim, é um sinal de que seu motor segue com algum problema. Para ter certeza de que o nível está dentro do aceitável, vale dar uma lida no manual do carro.
Cuidados após retificar motor do carro
A primeira coisa a se evitar é acelerações bruscas com o motor frio. É recomendável sempre ligar o motor e manter o veículo em marcha lenta até que a temperatura aumente e o carro ligue a ventoinha por duas vezes. Isso é um sinal de que o motor conseguiu alcançar a temperatura ideal para se trabalhar.
Busque sempre acelerar de maneira suave, sem esticar as marchas em excesso. Outro aspecto importante a se colocar em prática, já citado acima, mas que vale reforçar, é não rodar com o carro em rotações muito baixas, ou seja, sempre mantendo o nível de água e óleo entre o mínimo e máximo.
Como evitar que seu motor precise ser retificado
Não apenas quando o assunto é retificar motor do carro, mas em quaisquer outros aspectos mecânicos, manter as manutenções periódicas em dia é a melhor maneira para evitar problemas no seu veículo. Além disso, adotar pequenos hábitos podem contribuir para que seu motor continue funcionando por mais tempo.
A principal causa de danos está na maneira como o motorista assume a direção. Um motorista que guia seu veículo de maneira suave, evitando acelerações violentas e frenagens bruscas, tem tudo para ter um carro em perfeito estado por mais tempo.
Além desses aspectos técnicos, outro tópico conveniente e necessário para postergar a ida à oficina para retificar motor do carro é o uso constante de peças de procedência confiável. Ou seja, busque sempre peças devidamente especificadas e certificadas pela montadora e pela empresa fabricante do veículo.
Ao utilizar peças falsas ou de qualidade ou procedência desconhecidas, aumentam-se os riscos de o motor apresentar problemas, afinal está se adquirindo um produto que pode não seguir o padrão de qualidade dos itens especificados pela fábrica. Se por um lado eles podem custar mais baratos na hora da compra, por outro, eles acarretarão numa perda no rendimento, causando um gasto maior de combustível, colocando em risco a vida útil do seu veículo.
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Dra. Flávia Freitas
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Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
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Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
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Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.