Glauco Diniz Duarte Bh – Desmontagem de motor diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, consagrados pela força e robustez, os motores a diesel são conhecidos ainda em razão da cilindrada alta, baixa rotação e alto torque, oferecendo uma excelente força motriz. Entretanto, fazer os devidos reparos nos principais componentes que atuam na redução de emissão de poluentes não é tarefa fácil.
Além de muita capacitação, conhecimento teórico e prático, é preciso buscar sempre novas informações sobre a reparação de motores diesel, principalmente para reduzir os impactos ambientais, já que este tipo de combustível polui mais que os outros.
Por isso, vamos explicar, neste post, alguns itens que não podem ficar de fora da sua checklist quando um caminhão, ônibus, van ou caminhonete estacionar em sua oficina. Além disso, você descobrirá como é possível que sua empresa se torne referência na manutenção de motores.
Preparado para ficar ainda mais por dentro do assunto? Então, embarque nessa com a gente!
Fatores que farão da sua oficina uma referência
Atendimento personalizado
Além de ser um empreendedor você também é um cliente. E você sabe bem que a qualidade do atendimento geralmente determina se o consumidor vai se tornar um cliente fiel ou não.
Às vezes, o seu serviço não sai como o cliente esperava e, neste caso, a sua reação será muito importante. Tentar se esquivar dos erros não resolverá nada. É melhor ouvir o feedback, agradecer e tentar melhorar.
Entender o que o cliente realmente quer também é importante. Mas, em alguns casos, não é fácil descobrir. Por quê? Acontece que, na maioria das vezes, o consumidor chegará em sua oficina preocupado ou até mesmo estressado pelo defeito do carro e com quanto vai gastar. Saber “ler” o estado emocional e tranquilizar a pessoa vai transmitir confiança e profissionalismo.
Gestão otimizada
Você há de concordar que as dificuldades que as empresas atuais enfrentam, são um pouco diferentes das que eram enfrentadas quando você abriu sua oficina. Várias coisas mudaram, por exemplo: a rotina de trabalho, a complexidade dos serviços, maiores exigências do cliente por agilidade, padrões internacionais de qualidade etc.
Tenha em mente que a cada dia as exigências vão aumentar. Mas com apenas duas dicas você vai poder lidar melhor com essas situações.
Invista em softwares
Obtenha um programa de computador que permita cadastrar seus clientes e detalhar o perfil de compra deles. Alguns prezam pela agilidade, já outros querem um atendimento personalizado. Ter informações específicas vai ajudar a fidelizar até os clientes mais minuciosos.
Estabeleça rotinas de trabalho padronizadas
A padronização será útil tanto nas tarefas administrativas como na execução do próprio serviço. Criar métodos e listar as tarefas fará com que o serviço seja realizado de forma mais rápida e eficiente. Além disso, será mais fácil identificar erros e corrigi-los.
Tenha boas parcerias
Encontrar bons fornecedores pode ser difícil, mas é indispensável. O seu cliente não ficará nem um pouco feliz se você atrasar a entrega do veículo, independentemente do motivo. Talvez o atraso tenha ocorrido pela falta de algum componente. Tentar explicar ao cliente o motivo da demora pode fazer pouca diferença. Ter bons parceiros, por outro lado, fará toda diferença.
Bons parceiros não se resumem a fornecedores de peças. Ter uma empresa envolvida no processo de capacitação e treinamento de seus funcionários com certeza será de grande ajuda.
Basicamente, esses investimentos vão ajudar em duas questões importantíssimas:
ampliação da área de atuação: em vez de ficar restrito a poucos serviços, capacitar seus funcionários pode abrir as portas para mais clientes e seu negócio terá uma visibilidade muito maior;
aumentar o valor agregado: empregados capacitados e eficientes farão da sua oficina uma referência no ramo e isso é uma excelente oportunidade de ampliar o preço dos seus serviços.
Vale a pena investir em qualificação para sua oficina. O que mencionamos acima são apenas duas dentre as inúmeras vantagens desse investimento.
Componentes em um motor diesel que merecem muita atenção
Válvula EGR
Com o objetivo de controlar as temperaturas na câmara de combustão, a válvula EGR reduz os índices de nitrogênio no escapamento.
A manutenção é fundamental, pois a peça pode ser prejudicada quando acontece o contato com combustíveis adulterados, principalmente pelo fato de ser bem sensível. Neste caso, é possível acontecer a carbonização e o travamento da válvula.
A dica é fazer a desmontagem e limpeza dos componentes internos, assim como a descarbonização, com o objetivo de melhorar ou restabelecer o funcionamento.
Filtro DPF
Sendo produzido para trabalhar conjuntamente no sistema de injeção eletrônica, o filtro DPF (partículas) retêm a fuligem e elimina a parte excedente. Geralmente, esse filtro precisa ser trocado quando o veículo roda de 80.000 km a 200.000 km.
A troca deve acontecer quando o sistema de auto regeneração estiver com problemas, sofrendo para capturar resíduos, ou seja, no momento em que não provoca uma combustão controlada, podendo afetar o rendimento do veículo, sem falar na emissão de muitos poluentes no ar.
Por isso, manter o filtro em pleno funcionamento é um compromisso com o meio ambiente e com a qualidade do trânsito.
Bicos injetores
Responsáveis por pulverizar o combustível na câmara de combustão do motor, os bicos injetores têm ligação direta com o rendimento do propulsor. Quanto mais limpos estiverem, maior será a contribuição na economia de óleo diesel, sem falar na redução da emissão dos poluentes que causam o efeito estufa no planeta.
Quando é necessária a troca, você pode optar pelos bicos recondicionados ou reaproveitados. Entretanto, a vida útil da peça pode ser reduzida e ainda existe a possibilidade de você colocar em risco o pistão, aumentando o prejuízo financeiro. O ideal é optar por uma peça original.
Redução catalítica seletiva
Trata-se de um catalisador que fica no escapamento, recebendo um reagente a base de ureia denominado Arla 32, transformando gases poluentes em nitrogênio e vapor de água.
Na reparação de motores a diesel, muitos mecânicos percebem que alterações aconteceram por conta da escolha inadequada do líquido Arla 32 ou pela falta dele. É preciso sempre manter esse reservatório em níveis seguros.
Se isso não acontecer, o motor pode entrar no modo de segurança, reduzindo a potência até que ocorra o restabelecimento da quantidade adequada.
Desafios que você enfrenta na reparação de motores diesel
Complexos por natureza, os motores a diesel necessitam de muito conhecimento por parte dos mecânicos na hora de realizar as manutenções preventivas. Além disso, problemas mais sérios frequentemente exigem soluções nada baratas.
Por isso, é importante orientar o seu cliente para que mantenha sempre todos os itens do motor sob constante vigilância. Afinal, prevenir é muito melhor do que remediar! Analise sempre os desafios que você tem que superar para deixar o seu cliente com aquele sorriso de satisfação no rosto.
Implementação da Norma Euro 6
Um desafio considerável na reparação de motores diesel é a implementação da norma Euro 6. O Brasil ainda adota como padrão a norma Euro 5, que prevê a redução catalítica seletiva e a recirculação dos gases de exaustão.
Trata-se de algo de conhecimento importantíssimo para quem trabalha com os motores a diesel, tendo em vista que em 2020 a nova normatização já deverá estar em vigência em nosso país.
O motivo da nova norma é a necessidade de baixar ainda mais os níveis de emissão de hidrocarbonetos. A meta é a diminuição em 72% do limite da diretriz anterior.
Manutenção de caminhões automáticos
Algo que está cada vez mais comum entre os caminhões que trafegam em nossas estradas é a utilização do câmbio automático.
Os centros de manutenção que quiserem se manter competitivos em um mercado tão agressivo, como o da mecânica de veículos pesados, devem estar muito bem preparados para lidar cada vez mais com os complexos e modernos sistemas de trocas de marcha.
O ideal, nesse caso, é estar atento aos treinamentos ministrados pelas montadoras, tendo em vista que cada uma delas adota diferentes tipos de sistemas para substituir as trocas manuais.
Utilização de scanners automatizados
Como o conhecimento é algo que está cada vez mais difundido, o que o cliente passa a desejar é a comodidade de poder realizar seus serviços de forma rápida e eficiente. Isso é possível por meio da modernização dos meios de diagnóstico, e uma solução eficaz para isso é a adoção dos scanners automatizados.
A reparação de motores diesel é algo realmente mais complexo em comparação com os outros tipos, por isso, é necessário cada vez mais conhecer e colocar em prática as soluções mais modernas do mercado, com o objetivo de conseguir se destacar diante da concorrência.
Reparação de máquinas agrícolas
O Brasil tem apresentado um aumento considerável na produção de alimentos de origem agrícola. Para suportar a demanda, algumas oficinas de manutenção diesel precisarão se adequar para atender a esse novo tipo de demanda.
Apesar de se tratarem de projetos geralmente mais simples, a reparação de motores diesel de tratores e outras máquinas de produção é algo que requer treinamento específico para o trabalho.
Tecnologia embarcada nos motores diesel
Os componentes eletrônicos, especialmente os sensores, estão cada vez mais presentes nos motores diesel, principalmente os que compõem os ônibus e caminhões. É extremamente relevante, de forma a conquistar uma parcela maior de mercado, a capacitação técnica dos profissionais envolvidos na reparação dos motores a diesel.
Assim, estarão aptos para identificar e solucionar questões relacionadas aos componentes eletrônicos que a cada dia aparecem com mais frequência nas diversas peças que compõem a força motriz dos grandes veículos.
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Dra. Flávia Freitas
CRM-44304
Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Especialista em procedimentos médicos e tratamentos estéticos, é também referência em Tricologia.
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
Quais outros canais de publicidade você usa?
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.