Glauco Diniz Duarte Bh – Como testar as velas de ignição
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, os cabos das velas de ignição fornecem milhares de volts – atingindo os 45 000 V, dependendo da aplicação – às velas de ignição. Para o fazerem com êxito, têm de estar revestidos com um isolamento espesso para evitar que alta tensão saia do cabo antes de atingir a vela de ignição e deve existir um fole de borracha em cada extremidade para proteger os conetores de humidade, corrosão, óleo e outros contaminantes. Adicionalmente, os cabos têm de ser fabricados adequadamente para cumprirem rigorosamente os requisitos de OEM e, assim, garantirem ignição precisa, desempenho do motor excelente, consumo de combustível económico e supressão de EMI (interferência eletromagnética).
No entanto, os cabos das velas de ignição funcionam num ambiente agressivo. Por isso, independentemente da forma como são fabricados, podem falhar, o que faz com que as velas de ignição tenham uma faísca fraca ou até mesmo nenhuma.
Os cabos defeituosos das velas de ignição podem causar:
-
Falha de ignição do motor,
-
Maior consumo de combustível,
-
Falta de potência,
-
Imobilização,
-
Ralenti áspero,
-
Problemas no sistema de combustível, tal como combustível no cilindro,
-
Problemas ao fazer arrancar o automóvel,
-
Iluminação da luz de aviso do motor,
-
Possível avaria da eletrônica a bordo, tal como do rádio ou do GPS.
Infelizmente, os cabos da vela de ignição defeituosos partilham os respetivos sintomas com muitos outros componentes defeituosos do motor. Por isso, é boa ideia verificar os cabos das velas de ignição para confirmar se são eles os culpados.
Felizmente, esta é uma tarefa fácil que não demora muito tempo.
Saiba mais em: https://www.retificatonucci.com.br/
Como testar os cabos das velas de ignição
Antes de começar a testar os cabos das velas de ignição, certifique-se de que dispõe das seguintes ferramentas:
-
Cabo de ligação direta (30-60 cm de comprimento)
-
Alicate para cabo da vela de ignição (se disponível)
-
Pano limpo
-
Fita métrica
-
Multímetro ou ohmímetro digital ou analógico
-
Manual do proprietário do seu automóvel
-
Tapete de borracha
Para estes testes, é importante testar cada cabo separadamente. Por outras palavras, desligue um cabo, realize o teste, volte a ligá-lo e passe ao cabo seguinte. Quando voltar a ligar um cabo, certifique-se de que não está demasiado perto de outros componentes eletrônicos ou de algo quente, como o escape. Através deste processo cabo a cabo, cada um será novamente ligado ao seu cilindro correspondente, garantindo que a ordem de acionamento do sistema de ignição é o correto para que o motor continue a funcionar.
-
Inspecione os cabos e os grampos
Numa área bem iluminada, remova e inspecione visualmente os cabos das velas de ignição, um de cada vez. Limpe todos os cabos com um pano e depois procure danos físicos, como cortes e marcas de queimaduras nos cabos ou nos foles, examine atentamente o isolamento de cada um e procure corrosão no fole (a extremidade do cabo da vela de ignição), na vela de ignição e na bobina. Se não conseguir ver qualquer dano físico, verifique os grampos que seguram os cabos na tampa do distribuidor. Grampos danificados poderão fazer com que os cabos se soltem e não permaneçam na mesma posição. Se estiver tudo bem, volte a colocar o cabo e passe ao seguinte.
-
Colocar o motor em funcionamento
Ligue o motor e procure por arcos elétricos em torno dos cabos ou tente ouvir estalidos que poderão demonstrar uma fuga elétrica de alta tensão. Tenha cuidado para não tocar nos cabos enquanto o motor está em funcionamento, devido ao risco de choques elétricos provenientes da alta tensão.
-
Execute um teste de resistência ao cabo da vela de ignição
Utilize um multímetro (ou ohmímetro) digital ou analógico para verificar se a resistência de todos os cabos das velas de ignição se enquadra nas diretrizes do fabricante. Lembre-se de testar cada um dos cabos e voltar a ligá-lo (se estiver bem) antes de passar ao cabo seguinte. Para o fazer, defina o multímetro para a escala apropriada e meça o cabo, colocando as sondas em cada uma das suas extremidades, certificando-se que tocam nos contatos metálicos. Se a leitura estiver dentro das diretrizes do fabricante, pode voltar a colocar o cabo no automóvel antes de começar a testar o seguinte. Qualquer cabo defeituoso deve ser substituído. Se dois ou mais cabos estiverem danificados, recomenda-se a substituição de todos os cabos por um conjunto de cabos novos.
-
Verifique se os cabos das velas de ignição estão corretamente direcionados