Glauco Diniz Duarte Bh – Como funciona retifica de motor
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a decisão em comprar um veículo está condicionada ao estado dele, tanto externo como interno. Algumas vezes, todos os detalhes aparentes estão perfeitos. Até você conferir como está a saúde do motor e recebe a notícia de que ele foi retificado.
Se nessa hora você pensa se compensa fechar o negócio ou faz a pergunta para si: ‘afinal, o que é motor retificado?’, agora é o momento de você aprender um pouco sobre o assunto para se decidir com segurança! Vamos lá!
Motor retificado
É quando um motor passou por um processo de reparo, ou seja, significa que algum defeito atingiu o propulsor e ao invés de trocá-lo por outro, o proprietário ou a loja que está revendendo decidiu levá-lo para uma retificadora para consertar as peças danificadas.
Os problemas que fazem o motor “bater” e acabam exigindo retífica podem ser falta de óleo lubrificante, superaquecimento, desgaste natural com o tempo, esforço demasiado, entre outros. As peças que podem ser retificadas são: cabeçote, bloco do motor, bielas, comando de válvulas, pistões, virabrequim (conhecido também como “árvore de manivelas”).
Dependendo do que foi retificado, você pode identificar se o estrago foi grande ou pequeno. Em geral, quando o virabrequim passa por retífica foi porque o dano era maior. Se ficar com dúvida sobre a dimensão do caso, não hesite em consultar um mecânico especializado e de sua confiança.
Um motor que foi retificado pode ter passado por um profundo conserto ou uma reforma para ajustar algumas peças. Essa reforma não significa exatamente que o veículo não é bom para a compra. Hoje em dia a manutenção possui processos modernos e a retífica é capaz de deixar um propulsor novo, com possibilidade de ter uma vida útil longa.
O que realmente você precisa saber é qual foi o tipo de serviço realizado, que acessórios precisaram ser retificados e quantos quilômetros o carro já rodou depois de passar pelo mecânico. Peça para o vendedor a nota da retífica e verifique o prazo de garantia que é oferecido.
Com o que se preocupar
Motores que acabaram de sair da retífica precisam de cuidados especiais nos primeiros 1000 quilômetros. Atenção especial tanto do motorista com relação a forma de conduzir, como também em fazer a troca de óleo. Segue algumas precauções para serem tomadas em um carro que está rodando os primeiros 500 quilômetros:
Saia com o veículo acelerando sempre suavemente;
Engate as marchas nas rotações corretas. Se tiver conta-giros é melhor ainda para fazer as mudanças na rotação mais propícia;
Evite “esticar” nas marchas e também andar em rotações muito baixas com o carro engatado em 3ª ou 4ª marcha;
Não force o motor com giro muito alto e forte aceleração;
Nunca deixe o nível do óleo abaixo da marca mínima;
Nunca deixe faltar água;
Troque o óleo a cada 500 e 1000 quilômetros rodados.
Revisões necessárias
Depois que você toma a precaução para manter o motor amaciado corretamente, não atrase as revisões que a retificadora determina. Geralmente são três revisões que checam:
Regulagem de válvulas;
Troca de óleo e filtro lubrificante, que acontece entre 500 e 1000 quilômetros, depois perto dos 5000 e a terceira com 10.000;
Vistoria para averiguar vazamentos de óleo e líquido para arrefecimento;
Conferência do sistema eletrônico;
Limpeza do filtro;
Conferência da tensão das correias e dos tensores.
Como saber se o motor foi retificado
A retífica acontece internamente no motor, por isso não há muitos sinais aparentes. O que você pode verificar é se o propulsor está muito limpo, se o cabeçote parece ter sido “lustrado” e se nota sinais de excesso de cola na tampa do carter, que fica embaixo do bloco e onde o óleo lubrificante fica mantido.
Se a quilometragem é muito alta, em geral acima dos 150 mil quilômetros, a chance de ter ocorrido esse tipo de manutenção é grande. Você deve perguntar ao vendedor se o motor já passou por algum conserto.
Alguns testes podem indicar uma retífica não tão bem-sucedida:
Depois de ligar o motor, verifique se ele funciona bem em diferentes rotações ou acaba falhando ou dando trancos;
Tente notar se há ruído vindo do motor ou algum barulho estranho;
Veja se no escapamento há fumaça branca saindo do motor enquanto este está frio. Isso pode demonstrar que o cabeçote está trincado ou o bloco está permitindo a entrada de água onde armazena óleo. Fumaça preta é sinal de queima excessiva de óleo.
A partir dessas dicas, com certeza você conseguirá avaliar se deve ou não comprar um carro com motor retificado. É importante lembrar que o preço de um veículo nessas condições tende a cair um pouco.
Não fique também só nos testes da lataria e do motor. Antes de se definir pela compra, verifique multas, sinistros, se o automóvel tem queixa de roubo ou furto, passou por leilão, entre outros.