Glauco Diniz Duarte Bh – Como funciona retifica de motor
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, conhecida também como junta da colaça ou junta de cúpula, a junta do cabeçote é o revestimento que une o bloco do motor com o próprio cabeçote. A peça garante uma vedação completa entre as duas partes e evita o escape de líquidos e combustão.
Em outras palavras, a junta do cabeçote é responsável por manter o seu motor saudável. Ela assegura que a água ou o óleo não vazem e continuem lubrificando a principal peça do seu veículo. Se a junta do cabeçote estiver queimada você pode ter grandes problemas em um curto período.
Mas como saber se a junta do cabeçote está queimada? É possível andar com a junta do cabeçote queimada? É preciso fazer retífica com a junta do cabeçote queimada? Para acabar com todas as dúvidas, confira a nossa postagem completa sobre o assunto.
Junta do cabeçote queimada
Quando ocorre um superaquecimento do motor, que pode acontecer por diferentes motivos, a junta do cabeçote também sofre com a alta temperatura e acaba queimando. O defeito na peça pode apresentar alguns sintomas como:
Indicação de alta temperatura no painel;
Fumaça excessiva nos canos de escape;
Redução rápida da água do radiador;
Velas de ignição úmidas;
Falhas no motor.
Porém, há casos em que nenhuma dessas situações acontece, levando o motorista a acreditar que está tudo bem com a junta. Por isso, a avaliação sobre a junta do cabeçote é considerada uma das maiores dúvidas mecânicas de um veículo.
De fato, a olho nu, não é tão simples estabelecer a real situação da junta do cabeçote. No entanto, há testes que facilitam o trabalho e trazem um resultado mais seguro. Utilizando o aparelho chamado “Testador de vazamento de compressão” você acaba de vez com a dúvida sobre como saber se a junta do cabeçote está queimada.
Aplicando o ar comprimido, a ferramenta é capaz de indicar se há escapamentos no motor, apontando o mau funcionamento da junta. Ao concluir o teste e constatar o defeito, em geral, você tem três opções para o conserto:
Retífica do bloco do motor;
Retífica do cabeçote;
Troca da junta.
Posso andar com a junta do cabeçote queimada?
Agora que você já sabe como identificar o defeito, a seguinte dúvida pode surgir: “Posso andar com a junta do cabeçote queimada?”.
A resposta para esse questionamento é não! A não ser que seja um caso de emergência, uma situação que traga risco para o seu bem-estar ou para os seus passageiros, você jamais deve andar com a junta do cabeçote queimada.
Com o passar do tempo, o defeito vai se agravando e acaba atingindo diretamente o motor do veículo. Além de empenar o próprio cabeçote, o adiamento do conserto pode causar o travamento do motor.
Caso o dano interno seja muito grande, você corre grande risco de tornar o reparo da junta ou do motor praticamente impossível. Portanto, é importante procurar ajuda especializada o mais rápido possível.
Preciso fazer retífica com a junta do cabeçote queimada?
Como explicado, ao detectar o defeito na junta, você tem três opções para resolver o problema. A boa notícia é que nem sempre é preciso fazer uma retífica e gastar um dinheiro maior, comprometendo a sua rotina de trabalho.
Confira, abaixo, qual é a melhor ação em cada caso.
Quando não é preciso fazer retífica com a junta do cabeçote queimada?
Lembra quando falamos que não é recomendável andar com a junta do cabeçote queimada? Pois é justamente seguindo esta dica que você evita maiores dores de cabeça e também a necessidade de fazer a retífica do cabeçote.
Ao detectar o defeito logo no início e levar diretamente para um mecânico, os danos tendem a ser menores. Você só terá que investir em uma junta nova e no alinhamento da peça com o cabeçote que já está no carro.
Em geral, trata-se de um serviço rápido, com a montagem do bloco e a colocação da nova junta – seguidos de um teste para saber se não ficou nenhum vazamento. O custo também tende a ser bem mais baixo.
Quando é preciso fazer retífica com a junta do cabeçote queimada?
Quando você continua rodando com o carro mesmo sabendo do defeito, o problema pode atingir diretamente o cabeçote ou mesmo o motor – como já explicado. E quanto mais o tempo passa, mais difícil fica a situação.
Ao decidir parar o veículo e levar até o mecânico, a solução será a retífica do cabeçote ou do motor. Nesse caso, o serviço é muito mais demorado e complexo, demandando testes com manômetro com a finalidade de verificar se há vazamentos internos.
Além de ficar um período maior sem o seu veículo, ao fazer a retífica do cabeçote ou do motor você gastará muito mais.
O melhor caminho é sempre optar por manutenções preventivas ou preditivas e ficar atento aos sinais de defeito. Garantir o bom funcionamento da junta do cabeçote é trazer maior tranquilidade no seu dia a dia, bem como, evitar custos além do necessário.
Agora que você já sabe a importância de manter o bom funcionamento da junta do cabeçote, é interessante escolher uma bateria de qualidade para garantir ainda mais segurança e conforto para seu veículo para você aproveitar suas viagens sem se preocupar.