Glauco Diniz Duarte Bh – Como fazer retifica de motor
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, uma indústria possui diversos tipos de sistemas e máquinas que, geralmente, são movidas por motores. Basicamente, os motores são peças fundamentais para o desenvolvimento de qualquer tipo de automação e também de mecanização. Afinal, é por meio de sua tração mecânica que as engrenagens podem trabalhar.
Um motor pode ser de variados tipos e possuir diversas peças, como uma hélice de motor. O fato é que, por ser muito usado, os motores podem acabar precisando de pequenas revisões e uma dessas revisões acontecem na retífica.
Existem diversas formas de retífica e seus principais objetivos são o acabamento de:
Engrenagens;
Barramentos;
Eixos;
Peças planas ou cilíndricas.
Retífica de motores
Além da retifica voltada para a industria, em peças e outros elementos chaves, a principal e mais conhecida é a retifica de motores que são feitas nos automóveis.
Isso acontece depois de se verificar que um motor está danificado e, ao invés de trocá-lo, é realizado um processo de manutenção que é a retífica dessas peças.
Retificar, nada mais é do que colocar em linha reta, ou seja, endireitar, recondicionar, colocar o motor novamente em pleno funcionamento. Dessa forma, uma das formas de identificar se o motor precisa de retífica é se ele está “batendo”.
Caso apresente esse tipo de problema é preciso realizar a sua manutenção. Tal problema pode surgir por diversos motivos, dentre eles a falta de óleo lubrificante, o superaquecimento do motor. Mas, a solução é simples: retificar.
O problema no motor também pode surgir do desgaste natural com o tempo, o que é normal; a força demasiada exigida do motor; e assim por diante.
Diversas peças podem ser retificadas, como o cabeçote, bielas, comando de válvulas, pistões e virabrequim, além do bloco do motor.
Geralmente, o tipo de peça que passa pela retífica irá lhe dizer se tal problema foi grande ou pequeno. Por exemplo, se a árvore de manivelas (virabrequim) passa pelo processo, há grandes chances do seu problema se agravar. Assim, aconselha-se a procura de um mecânico especializado para fazer a indicação do melhor caminho a seguir.
Se for comprar um carro, sempre pergunte (em casos de carros usados), se o motor já passou por retífica e, se passou, quais serviços foram feitos para que você tenha dimensão do que fazer caso o motor apresente falhas.
Para saber todas essas informações existe um certificado de retífica que é dado após o processo ser finalizado.
Cuidados a serem tomados
Assim como um ventilador que precisa de manutenção de suas hélices para que não ventile poeira, um motor retificado precisa de verificação constante, principalmente os primeiros mil quilômetros rodados depois do processo. Isso ajudará a verificar se a retífica foi bem sucedida e se o motorista deverá fazer a troca do óleo.
São precauções de um motor recentemente retificado:
Nunca deixar o nível do óleo abaixo do permitido;
Não esquecer da água no motor;
Engatar as marchas nas rotações corretas.
Retífica cilíndrica
A retífica cilíndrica é mais voltada para peças industriais, como o alinhamento de hélice industrial de grandes misturadores e climatizadores. Isso porque a retífica cilíndrica trabalha com peças mais complexas e difíceis.
Esse tipo de retífica é um pouco diferente da que é mais comumente usada nos motores de automóveis, principalmente, porque o processo de retificação da peça acontece quando ela entra em contato com um tipo de rebolo, que então remove o material por meio de um processo de abrasão.
Depois da abrasão a peça é finalizada com um acabamento de ponta, tornando-se lisa.
Para que tudo isso aconteça de maneira correta, rápida e eficiente, é necessário precisão dimensional de ferramentas, que só é possível por causa desse tipo de retífica.
Geralmente o processo de retífica cilíndrica é feita no final da montagem da peça. Dessa maneira, caso os manuseadores das máquinas retificadoras errem, todo o processo será descartado.
Um dos princípios da retífica cilíndrica é que ela otimiza as tolerâncias dimensionais do dispositivo, fazendo com que o acabamento e a aplicação dessas peças sejam versáteis e úteis.
Por isso, para realizar esse procedimento como o de retifica de motores, é necessário profissionais capacitados e com uma certa experiência no ramo.
Isso deve ocorrer pelo simples fato de que a retífica envolve problemas sérios e complexos que mexem com toda a estrutura de uma indústria ou de um automóvel.
Além disso, a retifica é essencialmente importante para os processos que utilizam motor, tanto aqueles movidos a explosão, como aqueles elétricos ou movidos a outras fontes de energia.