Glauco Diniz Duarte Bh – Como fazer retifica de motor
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, com o passar do tempo as peças que constituem o motor vão tendo seu desgaste natural fazendo com que o motor perca desempenho.
Nesse momento que ocorre a retifica, um motor retificado significa que ele passou por uma restauração, consertando as peças danificadas. A retifica de um motor é necessária quando o veículo já possui uma quilometragem muito alta algo em torno de 200.000 km.
Esse processo criar uma sobrevida para o motor, voltando a oferecer uma quase o mesmo desempenho quando ele saiu de fábrica. Se você está indo comprar um veículo usado e se deparou com a situação de um motor retificado montamos esse artigo para te ajudar a decidir se vale a pena a aquisição ou não. Vem com a gente!
O que pode causar um motor retificado?
Além do tempo como citamos, a retifica pode ocorre quando o motor não possui uma manutenção adequada. A famosa fundição do motor que pode ser ocasionado pela falta de óleo ou até mesmo a falta de aguá no sistema de arrefecimento do veículo.
Motivos que levam a retificação do motor
Tirando as ocasiões onde o motor passou por um problema, a conclusão que um motor precisa ser retificado ocorre quando:
Consumo excessivo de combustível e/ou de óleo lubrificante
Superaquecimento
Perda de potência
Velas encharcadas de óleo e/ou cobertas de carvão e/ou borras
Excesso de fumaça saindo pelo escapamento
Motor apresentando fortes barulhos
Rompimento da correia dentada
Tipos de Retifica
Existem dois tipos de retifica a Parcial e a Total.
A retifica parcial, resume-se a parte de cima no motor (cabeçote, válvulas, guias, sedes e comandos de válvulas) ou a parte de baixo (bloco, camisas, virabrequim, pistões, bielas). Já a total é realizado em ambas partes.
Apesar da retifica recuperar bem a capacidade do motor, eles não voltam a ser como quando saiu de fábrica. Isso porque a usinagem no processo da fabricação do motor e totalmente balanceada, obtendo medidas pequenas e perfeitas sem possuir nenhum espaço de folga entre as peças. Toda essa perfeição ocorre por causa de sistemas computadorizados que as montadoras utilizam.
Também é necessário levar em compensação o fato que as peças perdem um pouco de sua resistência, como é o caso da árvore de manivelas durante o processo de retifica. Saindo um pouco do eixo original.
Essas alterações não comprometem o funcionamento, quando realizado em uma boa retificadora pode ser comparado a um novo em questão de rendimento e durabilidade.
Tem problemas comprar um carro com motor retificado?
A compra de um carro usado envolve diversas analises, entre uma delas está o motor. Com as explicações acima fica evidente que um motor que passou por uma retifica passou por um processo profundo de manutenção. Mas também não significa exatamente que o veículo não está em condições para ser adquirido, nesse momento precisa entrar em mais uma análise.
Qual foi o tipo de serviço executado nesse motor. Nesse caso procure se informar nas seguintes condições:
Por qual motivo foi realizada a retifica;
Qual foi a empresa de usinagem e retifica que executou o serviço, verificando o prazo de garantia oferecido pela mesma;
Quantos quilômetros o carro já circulou depois da retifica, se já foram muito está próximo ao que comentamos no início coloque na balança se vale a pena a aquisição pois um motor só pode passar no máximo duas vezes pela retifica;
Procure orientação de um outro profissional para verificar se as condições estão realmente boas para a compra;
Hoje com todo aparato tecnológico que as retificadoras possuem, o motor retificado pode vale muito a pena por oferecer um desempenho próximo ao de um novo.
Cuidados que devem ser tomados
Se o motor faz pouco tempo que saiu na retifica alguns cuidados que valem a pena se tomados são:
Saia com o veículo acelerando suavemente e conforme rotação insira marchas, não estique! Troque as marchas adequadamente, quando em percurso de testes;
Não rode com o carro em rotações muito baixas;
Não force o motor com cargas elevadas porque o efeito de vedação dos anéis do pistão ainda não está perfeitamente assentado;
Mantenha o nível de óleo entre o mínimo e o máximo;
Mantenha o nível da água entre o mínimo e o máximo e com aditivo na dosagem correta;
Faça a primeira troca de óleo e filtro lubrificante entre 500–1000 km;
Verifique o sistema de arrefecimento: nível da água e tensão da correia.
Revisões no tempo certo
A maioria recomenda no máximo que ocorra três revisões para manter melhor qualidade serviço executado no motor.
Estas revisões são de extrema importância para prolongar a vida útil do motor, pois irão inspecionar itens como:
Regulagem das válvulas. Ponto importantíssimo pós-montagem;
Troca do óleo e filtro lubrificante;
Vistoria sobre vazamentos do liquido do arrefecimento e de óleo lubrificante;
Conferencia do sistema eletrônico (com aparelho Scanner);
Limpeza do filtro de ar;
Conferencia da tensão de todas as correias, principalmente dentada e os tensores.
Tem como saber se o motor já foi retificado?
Sim, o primeiro índice para poder constar tal serviço foi executado é a quilometragem do veículo. Depois podem ser levar em consideração a aparência do cabeçote, se o mesmo parecer que foi lustrado e também houver aquele excesso de cola na tampa no carter vale a pena perguntar ao vendedor se o motor realmente não passou por nenhuma manutenção.
Em último caso, se vale a pena leve a uma inspeção e solicite o laudo do motor. Muito provável que podem identificar se passou por uma retifica ou se ao menos está em boas condições.