Glauco Diniz Duarte Bh – Como lavar motor diesel por dentro
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, se você já ouviu aquele barulho estranho de fuga de centelha quando o motor do seu carro está sob carga, isto é, em baixa velocidade, com uma relação de marcha alta, baixo desempenho e barulho de batida de pino.
Um dos principais motivos é a combustão no momento errado. Com o acúmulo de resíduos de combustível e carbonização da cabeça dos pistões isso pode provocar a pré-ignição.
O processo acaba gerando mais calor dentro da câmara e o motor começa a queimar o combustível fora do tempo da centelha das velas. O calor também é responsável pelo processo químico de remoção do hidrogênio e oxigênio da mistura, gerando carbono.
A carbonização é gerada dentro da câmara de combustão devido a combustão incompleta do combustível, sobretudo gasolina e o resultado é uma camada de carvão, sobre a cabeça dos pistões. Quanto maior a carbonização, maior a temperatura da câmara e pior é a queima de combustível.
Com os pistões carbonizados, o motor queima o combustível antes da centelha das velas, adiantando o ponto do motor. O processo, até certo grau, é corrigido pela própria central de injeção do motor, que atrasa o ponto, anulando o problema, mas, há casos em que o estado das peças fica comprometido, sendo necessário descarbonizá-lo manualmente.
A carbonização pode acontecer por conta do uso de combustível de baixa qualidade, bicos entupidos ou travados com alguma abertura.
O problema do barulho também é comum em motores com a tecnologia Flex e injeção eletrônica. Isso acontece porque o sistema injetor leva um tempo até reconhecer que o combustível quando é trocado e a central mantém as regulagens que estão sendo usadas no combustível abastecido anteriormente até que seja feita a correção de ponto.
Usando combustível de boa qualidade, fazendo sempre revisões de velas, cabos de vela e bicos injetores, a probabilidade de carbonização dos pistões é reduzida. Caso tenha um carro flex com o problema descrito aqui, consulte um mecânico, pois pode haver problemas na central de injeção do veículo e o ponto não está sendo corrigido com a troca de combustível.