Glauco Diniz Duarte Bh – O que causa entrada de ar no motor diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o motor é a alma de qualquer carro. Mas o seu bom ou mau funcionamento depende de vários componentes integrados ao grupo propulsor. No entanto, para conseguir diagnosticar a “doença” que perturba o seu veículo, é preciso ter em mente que motores de ciclo Otto ou Diesel apresentam problemas diversos.
Os primeiros podem sofrer de problemas no avanço da ignição, na corrente de distribuição ou até de dificuldade em expulsar os gases. Já as causas para o comportamento deficiente dos segundos são mais difíceis de apurar e podem afetar componentes como o turbo ou o intercooler.
O avanço da ignição é a antecipação da faísca emitida pela vela antes do ponto morto superior, permitindo assim à chama acompanhar o ritmo do pistão. Quando isso não ocorre da forma correta, a queima de combustível poderá ser dificultada. Verifique o estado das velas.
Relação ar-combustível
Incorreta injeção de combustível, filtros entupidos, pequenos orifícios que deixam escapar ar antes do tempo. Há vários fatores que podem prejudicar a relação entre o combustível e a quantidade de ar que irá permitir uma correta queima.
Escape defeituoso
O sistema de escape é tão importante quanto a admissão de ar. É que, se este é essencial a uma queima eficiente, sem o primeiro não se consegue expulsar os gases e, consequentemente, não haverá espaço para a entrada de ar novo (e limpo). Verifique se ele se encontra entupido ou até se as ligações estão bem apertadas
Correia de distribuição
Este é provavelmente o problema com que você se deparará menos vezes. Ainda assim, nunca é demais lembrar que a correia de distribuição, responsável pelo funcionamento de componentes essenciais e sincronia entre os mesmos, como os pistões ou as válvulas, deve ser trocada no prazo estabelecido pelo fabricante (varia entre os 100 mil e os 250 mil quilômetros, dependendo da marca e modelo), sob pena de originar sérios problemas ao propulsor. Depois de mudada, operação que se aconselha a fazer em oficina certificada pela marca do modelo em questão, será uma boa ideia ficar de olho no funcionamento do motor.
Carro diesel
Turbo
Se o seu automóvel é um turbodiesel, então há mais um componente com que se preocupar. O turbocompressor aproveita a energia dos gases de escape, gerados no motor, para girar uma turbina ligada a um rotor que bombeia ar para os cilindros, conseguindo que o motor tenha um desempenho superior. Sujeira no sistema de lubrificação ou falta de óleo são os problemas mais comuns que podem ter consequências no desempenho do propulsor, originando perda de potência e consumo excessivo de combustível.
Intercooler
O intercooler é o sistema atualmente mais usado em motores sobrealimentados, funcionando como uma espécie de radiador com o objetivo de arrefecer o ar comprimido para que este recupere densidade. Um mau funcionamento deste componente resultará em fumo negro saindo pelo escape e num aumento no consumo.
Bombas de combustível
Responsável por entregar combustível ao motor, uma bomba de combustível pode queimar quando é sujeita a maus tratos, especialmente ao andar com o carro sempre na reserva. O problema se torna maior com os diesel, uma vez que se trata de um combustível “mais sujo”, cujo fundo do tanque acumula maior número de resíduos. Se notar o carro “engasgando”, pode ser sinal de que este componente não anda nada feliz…