Glauco Diniz Duarte Bh – Unidade injetora é responsável por
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, responsável por garantir bom desempenho do motor, economizar combustível e reduzir a emissão de gases tóxicos na atmosfera, os sistemas de injeção nos veículos a diesel ganharam ainda mais importância nos dias de hoje por manter o equilíbrio entre os componentes. E com a intensificação do aquecimento global e das mudanças climáticas, as frotas são obrigadas a passarem por inspeções periódicas para rodarem com menor indício de poluição.
Para que tudo funcione e o proprietário não corra risco de ser multado, é essencial que o componente, seja eletrônico ou mecânico, esteja em ordem. Ao menor sinal de falha, como consumo excessivo de diesel e excesso de fumaça, é importante buscar uma empresa especializada em reparo de sistemas de injeção diesel – devido à sofisticação desses equipamentos, a manutenção exige alta tecnologia para diagnóstico dos problemas.
A importância do sistema
Os motores diesel utilizam sistemas de injeção que geram altas pressões, além de regular com precisão o volume de combustível injetado por ciclo do motor. Através da regulagem mecânica, é definida a quantidade de diesel necessário para as diversas condições de carga do veículo.
E por contar com sensores elétricos, esses equipamentos coletam informações como a temperatura do ar e do combustível, aproveitando o máximo do combustível para reduzir o consumo e a emissão de gases poluentes. Outro fator importante da injeção é permitir a regulagem estável da marcha lenta e o intercâmbio de informações com outros sistemas eletrônicos, mantendo o motor em perfeita harmonia e equilíbrio.
No caso do sistema conhecido como Common Rail, presente na maioria dos caminhões e ônibus que rodam nas vias do país e que passou a revolucionar o mercado de veículos a diesel nos últimos 15 anos, os problemas mais comuns são consumo excessivo de combustível, funcionamento irregular do motor, Dificuldade de funcionamento.
Para descobrir corretamente onde estão essas falhas, o reparo de sistemas de injeção exige que a oficina conte com equipamentos corretos de alta tecnologia para garantir precisão e ainda reduzir os prejuízos do proprietário do veículo a diesel com o tempo parado através de um rápido diagnóstico. Conforme a Bosch, uma das principais fabricantes desses componentes, os diferenciais são capacitação, ferramentas e agilidade.
É o caso da Turbo Brasil, certificada pela Bosch e também pela Delphi, que possui laboratórios para testes sofisticados de primeira geração e grande precisão, com a utilização de peças genuínas de fábrica para a correção de falhas, seja através da remanufatura do componente ou da troca.
O reparo de sistemas de injeção necessita de equipamentos com certificado de manutenção e calibragem de fábrica, todos presentes na empresa. São eles:
Bancada EPS 815: equipamento para testes de componentes Bosch, permite verificar bombas de última geração, além de injetores Common Rail utilizados em veículos pesados, utilitários e de passeio. O programa simula ainda o funcionamento normal do veículo, mostrados continuamente em um monitor.
Bancada EPS200: faz o diagnóstico do sistema de injeção diesel de forma automática, segura e rentável com testes como débito de carga plena, marcha lenta e estanqueidade. O equipamento conta com uma base de dados integrada e traz uma especificação para o cliente
Clean Room: composto por um laboratório limpo e climatizado que segue o conceito de reparo de sistemas de injeção de fábrica. Com ambiente especialmente projetado e isolado das demais dependências da oficina, identifica até as menores partículas de poeira que podem afetar os componentes.
Bancada Hardridge AVM2-PC: da marca Delphi, possibilita testes de última geração nas unidades injetoras das séries A1 (Volvo FH12 motor D12 A/C 380/420 HP), E1 (Volvo FH12 motor D12D 380/420/460 HP) e E3 0 (Volvo FH13 motores D13/D13A 400/540 HP)
Por serem complexas e fundamentais para manter o equilíbrio entre os componentes do motor, os proprietários de veículos a diesel, seja leve ou pesado, devem ficar atentos às eventuais falhas, que vão desde consumo excessivo de combustível até excesso de fumaça. Os problemas levam ainda à emissão maior de gases poluentes e podem gerar multas ambientais.
E quando os defeitos surgirem, é essencial buscar oficinas credenciadas e com laboratórios de alta tecnologia para o correto reparo de sistemas de injeção, com bancadas especializadas em testes de última geração e técnicos capacitados.