Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o Sistema de Unidade Injetora (UIS) integra a bomba de alta pressão e o injetor em uma só unidade compacta para cada cilindro do motor. O UIS substitui o conjunto porta-injetor dos sistemas convencionais, dispensando o uso das tubulações de alta pressão, o que possibilita atingir elevados valores de pressão.
Cada unidade injetora está instalada no cabeçote do motor e realiza a injeção de combustível diretamente em cada cilindro. A injeção é controlada por meio de uma válvula eletromagnética de acionamento rápido.
Essa válvula é controlada pela unidade eletrônica de comando, que determina o melhor momento e o volume adequado de combustível que será injetado para cada condição de funcionamento do motor.
A unidade de comando utiliza as informações obtidas dos diversos sensores instalados no motor, proporcionando um funcionamento eficiente e seguro, que inclui funções de diagnose do sistema.
A unidade injetora em condições adequadas apresenta diversos benefícios para os motores a diesel como:
Economia de combustível;
Acionamento preciso do momento de injeção;
Distribuição de combustível na quantidade correta aos bicos injetores;
Distribuição de combustível na pressão correta aos bicos injetores;
Pulverização do combustível adequada;
Injeção correta e uniforme de combustível no motor;