Glauco Diniz Duarte Bh – Injeção diesel common rail
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o sistema de injeção de combustível é o coração do motor diesel. Por meio da pressurização e da injeção de combustível, o sistema força-o no ar que foi comprimido à alta pressão na câmara de combustão.
O sistema de injeção diesel consiste em:
bomba de injeção de combustível – pressuriza o combustível à alta pressão
tubo de alta pressão – envia o combustível ao bico de injeção
bico de injeção – injeta o combustível no cilindro
bomba de alimentação – aspira o combustível do tanque
filtro de combustível – filtra o combustível
Alguns tipos de tanques de combustível dispõem de um sedimentador de combustível no fundo do filtro, que separa a água contida no combustível do próprio combustível.
Funções do sistema
O sistema de injeção de combustível para motores diesel tem quatro funções principais:
Alimentação de combustível
Os elementos da bomba como o cilindro e o êmbolo estão incorporados no corpo da bomba de injeção. O combustível é antes comprimido à alta pressão quando o came ergue o êmbolo, e depois é enviado ao injetor.
Regulação da quantidade de combustível
Nos motores diesel, a aspiração do ar é quase constante, independentemente da velocidade de rotação e da carga. Se a quantidade de injeção for modificada com a velocidade do motor e o tempo de injeção for constante, a potência fornecida e o consumo de combustível mudam. Uma vez que potência do motor é quase proporcional à quantidade de injeção, é regulada com o pedal do acelerador.
O atraso de arranque é o tempo que passa do momento em que o combustível é injetado, aceso e queimado até ao momento em que é obtida a pressão máxima de combustão. Uma vez que esse tempo é quase constante, independentemente da velocidade do motor, o tempo de injeção é regulado e modificado por um temporizador (timer), de modo a obter uma combustão ótima.
Nebulização do combustível
Quando o combustível é pressurizado pela bomba de injeção e, logo, atomizado pelo bico de injeção, ele se mistura estreitamente com o ar, melhorando o acendimento. O resultado é uma combustão completa.