Glauco Diniz Duarte Bh – O que causa entrada de ar no motor diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, os veículos com motores diesel são reconhecidos principalmente por sua grande potência, robustez e economia. Seu funcionamento é diferente dos motores mais comuns, que funcionam com gasolina, álcool ou gás natural (Ciclo Otto). Por isso, é comum que eles apresentem alguns problemas de partida que não ocorrem nos motores tradicionais.
Neste post, vamos explicar melhor algumas particularidades dos motores diesel, conhecer alguns problemas de partida e aprender a resolvê-los. Acompanhe!
Saiba como os motores diesel funcionam
Em um motor diesel o combustível é inflamado por meio do calor causado pela compressão. Isso quer dizer que o ar e o combustível devem atingir a temperatura necessária para que o motor ligue. É por essa razão que, muitas vezes, esses motores precisam esquentar antes de se dar partida, o que pode dificultar o seu funcionamento em dias mais frios.
Nos motores a gasolina, álcool e flex, são as velas de ignição que fornecem a faísca para gerar a combustão. Isso faz com que esses motores não encontrem a mesma dificuldade na hora de dar a partida.
O que permite a geração de calor e a combustão espontânea do diesel é a alta taxa de compressão desse tipo de motor. Enquanto nos motores do ciclo Otto essa taxa é de, em média, 9:1, os motores diesel podem alcançar a taxa de 20:1.
É importante lembrar também que a taxa de compressão é a razão que indica quantas vezes a mistura entre ar e combustível é comprimida durante a fase de compressão.
Conheça problemas de partida comuns em motores diesel
Partida mais demorada em dias frios
Como vimos, o motor diesel precisa de calor interno para inflamar o combustível. Por isso, é normal que em dias mais frios seja preciso esperar um pouco mais até que a temperatura necessária seja atingida.
Não se preocupe, pois essa situação é muito comum. Quando isso ocorrer, gire a chave para a posição inicial sem ligar o motor. Uma luz no painel indicará quando o motor estiver pronto para dar a partida.
Problemas com as velas de incandescência
As velas de incandescência são dispositivos que ajudam a aquecer os motores diesel, auxiliando no seu funcionamento. Quando apresentam defeitos, tanto a partida quanto a aceleração do motor pode ser prejudicada.
Sons estranhos ao dar partida, funcionamento irregular do motor e dificuldade para engatar podem ser sintomas de problemas com as velas de incandescência.
Fique atento também à luz das velas no painel do veículo, que geralmente se apresenta como uma linha ondulada. Se ela começar a piscar ou se acender de maneira intermitente, procure ajuda especializada para verificar o funcionamento desses componentes.
Problemas elétricos podem comprometer a partida
Alguns veículos a diesel possuem uma bateria adicional para auxiliar o funcionamento do motor. Caso esteja enfrentando problemas de partida, verifique se elas estão em boas condições. Nesses casos, a substituição da bateria descarregada pode resolver o problema.
Problemas no motor de partida
Apesar de ter alta durabilidade e não necessitar de muita manutenção, o motor de partida também pode ser o responsável por alguns problemas de partida em motores diesel.
Esse componente é fundamental para que o motor comece a funcionar, por isso, verifique a necessidade de manutenção caso não consiga dar a partida no veículo ou se sentir falta de potência e torque ao dirigir.
Esses são alguns problemas comuns de partida que podem acontecer em motores diesel. Aproveite agora para conhecer a tecnologia para verificação do sistema de injeção eletrônica diesel!