Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, é ótimo quando se abre o capot do carro e está tudo limpo e impecável. No entanto, muitos condutores negligenciam a lavagem do motor do carro, podendo originar alguns problemas.
Apesar de ser um tema polémico, uma vez que muitos condutores defendem que lavar o motor do carro é prejudicial, esta lavagem é essencial principalmente se o motor está bastante sujo ou quando algumas peças estão calcinadas. Então saiba como lavar o motor do carro.
Material necessário para lavar o motor do carro
Saco de plástico ou outro tipo de plástico
WD-40® Produto Multiusos a fim de proteger e lavar o motor do carro
Pincel ou escova
Água
Pano
Procedimentos para lavar o motor do carro
Em primeiro lugar, identifique os elementos vulneráveis à água, antes de realizar a lavagem de motor. São os módulos e sensores eletrônicos instalados na lateral do motor e também no painel traseiro do motor do carro. Os principais elementos são o módulo da injeção eletrônica, o módulo do ABS, o módulo de carroçaria, bem como o alternador, a bobina e a caixa de relés.
Após a identificação dos elementos sensíveis, proteja com um plástico todas estas peças nas quais identifique a conexão de um chicote elétrico.
Com todos os compartimentos protegidos, aplique WD-40 no motor do carro e deixe atuar alguns minutos.
Em seguida, esfregue com um pincel ou escova as zonas do motor com mais sujidade.
Posteriormente, recorrendo a água, retire todos os resquícios de sujidade e óleo.
Após a lavagem do motor, ligue o carro para o motor secar, de modo a evitar a água estagnada. Por outro lado, se preferir, passe um pano seco por todo o motor.
Por fim, retire os plásticos e aplique WD-40 na carenagem e metais, de modo a protegê-los da humidade e da oxidação. Se necessário, retire o excesso de produto.
Limpe também os contatos elétricos com Limpa Contactos WD-40® Specialist®, eliminando óleo, sujidade e poeiras.