Glauco Diniz Duarte Bh – Como energia solar é convertida em eletricidade
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a relação do homem com o sol não é nada novo. Ela vem desde os períodos mais primitivos. Naquela época os seres humanos já utilizavam a energia solar para seus próprios fins. Na antiguidade, por exemplo, existem relatos de que a luz do sol era focalizada por materiais de vidro como lupas para acender fogueiras.
Sendo assim, o impulso de aproveitar a energia solar para o desenvolvimento humano sempre esteve presente ao longo da história da humanidade. No entanto, como isso resultou em um sistema de geração de energia elétrica? Que, sobretudo, pode ser visto como uma das soluções para o problema do uso de fontes de energia não-renováveis?
Todo o processo se deu a partir de uma pequena peça desse sistema tão complexo: A célula fotovoltaica. Foi através da descoberta da mesma que se tornou possível fabricar painéis fotovoltaicos. Assim, produzir energia elétrica a partir de energia solar continuamente.
Mas como essa célula funciona? O que rege o seu funcionamento é o chamado efeito fotovoltaico, descoberto pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel. Em 1839, o cientista estava fazendo alguns experimentos em que expunha eletrodos de platina e prata à luz solar e notou um fenômeno interessante: Esses elementos conseguiam gerar uma corrente elétrica após um determinado período de exposição à luz.
Entenda melhor o que é o efeito fotovoltaico
Para entender como transformar energia solar em energia elétrica, é preciso entender bem o que é o efeito fotovoltaico. E, para isso, é necessário compreender como alguns elementos conseguem gerar essa corrente elétrica.
Isso ocorre por conta dos elétrons. Um elétron é uma partícula subatômica com uma carga elétrica negativa. Quando um elétron contido em um pedaço de silício, por exemplo, é atingido por partículas radiantes de luz (também chamadas de fótons), ele reage. Desse modo, se a energia que ele recebe é superior à força de atração do núcleo, ele irá se libertar do átomo, deixando a sua órbita, o que significa que pode ser conduzido através do material. E é esse movimento do elétron que deixa para trás as cargas elétricas, tornando possível a produção de eletricidade.
Os passos para a conversão da energia solar em energia elétrica
Diante disso, é possível compreender melhor como se dá o primeiro processo de um sistema de energia solar. Os painéis fotovoltaicos são os elementos principais, capturando a energia solar e, com a ajuda do efeito fotovoltaico, convertendo-a em cargas elétricas.
A partir daí, essas cargas são enviadas ao inversor fotovoltaico, que vai transformá-las em uma corrente alternada. Finalmente, a energia é enviada ao quadro de distribuição do imóvel.