Glauco Diniz Duarte Bh – como vender energia solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, mesmo ainda tendo uma demanda de geração baixa no país, aos poucos a energia solar fotovoltaica vem ganhando espaço em residências, comércios, empresas e indústrias, suscitando dúvidas por parte dos consumidores como: Posso vender a energia gerada no meu sistema fotovoltaico?
Com o sistema fotovoltaico conectado à rede (On-Grid), o consumidor passa a ser um produtor de energia, ajudando na redução dos custos em sua conta de luz em até 95%, uma vez que toda a energia excedente gerada é transformada em créditos.
Mas se o consumidor instala um sistema fotovoltaico que gera energia excedente… é possível vendê-la?
Segundo a Resolução Normativa nº 687, da ANEEL, o sistema fotovoltaico instalado em residências, comércios, empresas e indústrias é feito exclusivamente para compensação do consumo energético da sua própria fatura, ou seja, não é possível vender a energia gerada para outras pessoas.
Desta forma, mesmo que o seu sistema gere mais energia no mês, essa será convertida em créditos que ficam disponíveis pelo prazo de 60 meses, ou que podem ser utilizados em outro imóvel que esteja cadastrado no mesmo CPF na concessionária de energia (como casa na praia ou no campo, comércio e residência, e etc…).
Se você deseja comercializar energia solar, será preciso criar uma usina solar fotovoltaica, atuando no mercado livre de energia de acordo com os parâmetros e as normas exigidas. Para se enquadrar nesse requisito é necessário ser associado da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).
Você ainda poderá entrar em leilões, regulados pela ANEEL, onde é possível realizar a venda da energia produzida para as concessionárias e o mercado livre em geral, como citado acima.
A ANEEL é a grande responsável pelo gerenciamento e geração de energia elétrica no Brasil, tendo como principal função realizar a contratação de energia pelo menor valor do mercado, por meio dos leilões oferecidos a empresas concessionárias, permissionárias e autorizadas de serviço público de distribuição de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN).
O QUE É USINA SOLAR FOTOVOLTAICA?
A usina solar fotovoltaica pode ser definida como um conjunto de instalações projetadas para fornecer e gerar eletricidade à rede por meio de um sistema fotovoltaico em grande proporção. A função dessa estação é capturar e transformar a luz solar em eletricidade, por meio de painéis fotovoltaicos e um inversor que faz essa conversão e fazer a venda da mesma.
As usinas solares são na maioria das vezes construídas sobre o solo, contudo, podem ser instaladas com os chamados “trackers”, seguidores solares que acompanham o movimento do sol.
Embora o investimento inicial desse tipo de espaço seja bastante alto, ele tem diversos benefícios assim como a baixa necessidade de manutenção e vida útil longa (mais de 30 anos).
DIFERENÇA USINA SOLAR X SISTEMA FOTOVOLTAICO CONVENCIONAL
A diferença entre a usina solar e o sistema solar fotovoltaico instalado em residências, comércios, empresas e indústrias é que o primeiro tem a função de vender e fornecer a energia gerada em grande escala para concessionárias e para o mercado livre em geral.
Já a segunda é mais convencional, e permite que o consumidor gere toda, ou uma parte, da sua própria energia elétrica em um determinado imóvel por meio de painéis solares e instalados no telhado ou em locais que recebam bastante luz.