Glauco Diniz Duarte Bh – energia eólica e renovável
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, com a crescente preocupação com o meio ambiente, a adequação de alguns tipos de energia renovável para casas e residências passou a ser adotada de forma gradativa, e deve ter um crescimento exponencial nos próximos anos.
Até 2040, segundo o relatório New Energy Outlook (NEO), produzido pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF), as energias solar e eólica representarão 34% da geração de eletricidade. Hoje, esse percentual é bem pequeno: corresponde a apenas 5% de toda energia gerada no planeta.
Você sabe como elas funcionam e quais as vantagens das energias eólica e solar? Abaixo, apresentamos cada uma delas e os benefícios que eles podem trazer para a sua casa.
A força dos ventos
A energia eólica é produzida por aerogeradores, que captam a força dos ventos através de hélices ligadas a turbinas. A energia cinética é transformada em energia mecânica, que movimenta um motor elétrico. Baterias que fazem parte do sistema eólico armazenam a força gerada, que depois é transmitida para a instalação elétrica da casa. Limpo, abundante e inesgotável, esse tipo de energia está ganhando espaço para além das grandes usinas e invadindo, ainda que timidamente, projetos residenciais.
Antes de adotar a energia eólica para a sua casa, é preciso levar em consideração alguns fatores importantes, como a localização. As muitas edificações das áreas urbanas interferem nos ventos e inviabilizam o uso de micro geradores eólicos. É preciso vento constante e intenso ao longo de todo o ano para que ele seja vantajoso.
Outro ponto importante é a necessidade do imóvel. A energia eólica não é viável para atender demandas de alto consumo, como para abastecer eletrodomésticos, como chuveiros, ferros de passar e máquinas de lavar. Sua aplicação é indicada para baixo consumo: iluminação, computadores e TVs.
O brilho do sol
Um dos únicos países no mundo a receber incidência solar superior a 2 mil horas por ano graças a seu clima tropical e ensolarado, o Brasil tem as condições ideais para gerar energia solar. Com a luz do sol, conseguimos produzir eletricidade através de painéis fotovoltaicos ou realizar o aquecimento de água. Veja como funciona os dois tipos de energia renovável derivados da luz solar:
Aquecimento térmico
Coletores são instalados em telhados de casas e edifícios para captar a radiação do sol e transformá-la em calor. Dentro dos painéis, um fluído absorve esse calor, que é transportado por bombeamento através de tubos isolados até o depósito de água quente. O investimento do aquecimento solar da água usada em chuveiros e torneiras retorna ao morador a partir de 18 meses – a vida útil de um sistema de aquecimento térmico é de 240 meses, o tornando um ótimo investimento.
Painéis fotovoltaicos
Desde que se tornaram uma opção viável para instalação em ambientes residenciais, os sistemas de energia fotovoltaicos viram seu custo despencar em cerca de 80%. Nos próximos anos, a estimativa é de que esses valores caiam mais 66%, segundo a BNEF, tornando ainda mais vantajosa a adoção desse sistema para gerar eletricidade.
Instalados nos telhados, os painéis fotovoltaicos são compostos por módulos capazes de absorver os raios de sol e transformá-los em eletricidade através de um inversor. Caso produza mais energia do que consome, o morador recebe o excedente em créditos da companhia de energia e pode repartir esses créditos com quem desejar.
Embora tenha a desvantagem de ter a geração prejudicada em dias nublados ou de chuva, o sistema de energia solar é uma das melhores opções de energia renovável, já que assegura o retorno do investimento em apenas 5 anos – a garantia de vida útil dos painéis se estende até os 25 anos.
Desconto na conta de luz da Cemig!