Glauco Diniz Duarte Bh – o que é painel solar fotovoltaico
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, painel Solar ou Placa solar é um dispositivo criado para converter a radiação solar em energia. Por se valer exclusivamente do Sol, a fonte de energia mais abundante do planeta, trata-se do método mais limpo conhecido de geração de energia. Estima-se que com apenas 4 metros quadrados de painéis solares instalados, possa-se reduzir em até meia tonelada as emissões de Gás Carbônico de um edifício. Painéis Solares pode ser dividido painéis solares fotovoltaicos e painéis térmicos.
Painéis Solares Fotovoltaicos
São associações de células fotovoltaicas que convertem a luz solar em energia elétrica. As células fotovoltaicas são feitas em geral de silício ou arseniato de gálio, e apresentam coloração escura, para que haja maior captação de energia luminosa. As células solares de silício produzem menos energia, se comparadas às de gálio, porém seu custo é proporcionalmente menor.
Do ponto de vista econômico, há vantagens e desvantagens da energia solar. Embora os custos associados à instalação de painéis fotovoltaicos hoje ainda sejam muito altos, a perspectiva é de que o investimento se pague em cerca de cinco anos através da economia de energia.
A produção de energia elétrica varia muito de acordo com região onde ele for instalado e a época do ano, já que esses fatores influem diretamente na quantidade de luz ao qual o painel solar estará exposto. Outro fator a se considerar é a temperatura que a superfície das células atinge, já que o pico da conversão luz/energia ocorre a 25°C. A cada grau de aumento, estima-se uma perda de 0,44% do potencial de geração, por isso as células solares são em geral fixadas a superfícies que com alto poder de dispersão de calor.
Painéis Solares Térmicos
Outro grupo de painel solar são os painéis para aquecimento solar residencial. Estes não convertem a energia solar em elétrica, mas aproveitam a energia térmica gerada pelo sol, usando-a para aquecer ou até resfriar um ambiente com energia solar. Estas placas podem ser feitas dos materiais mais variados, inclusive borracha preta, já que ao contrário das placas fotovoltaicas, nestas espera-se que acumulem calor.Calcula-se que se possa manter aquecidos 300 litros de água com apenas 4 metros quadrados de painel solar. São especialmente úteis nos climas frios, onde se podem economizar grandes quantidades de energia com aquecimento. No Sul do Brasil, por exemplo, há grande procura por painéis solares para o aquecimento de piscinas, já que o clima frio desta região impede que elas sejam aproveitadas durante a maior parte do ano. Nesses casos, é possível aumentar em até 4 meses o período do ano em que a temperatura da piscina favorece.
Painéis Solares Mistos
Existe ainda um terceiro grupo, o dos painéis solares mistos, que são associações de painéis solares fotovoltaicos e painéis solares térmicos. Embora ainda experimentais e com baixa taxa de eficiência, eles usam um sistema de circulação de água que resfria as células solares para aumentar seu poder de geração elétrica, e essa água aquecida poderia ser aproveitada para o uso diário.